Ícone do site Tribuna de Minas

Cataguases é museu a céu aberto movimentado pelo turismo de negócios

Cataguases
Santuário de Santa Rita de Cássia na Praça Santa Rita (Foto: Alex Ventura)
PUBLICIDADE

“Tudo em Cataguases parece somar, para que ela seja a localidade com aspectos arquitetônicos mais marcadamente modernos de todo o interior brasileiro. Não foi por mero acaso que, a partir de 1994, grande parte das construções do centro urbano e de seu entorno foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.” É assim que o poeta e jornalista Ronaldo Werneck define a terra onde nasceu e que atrai, com um calendário anual de eventos bastante diversificado, turistas do país inteiro, entre empresários, artistas, estudantes.

“Esse é o diferencial, os muitos diferenciais desta cidade já em si bem diferente de outras praças do interior. ‘Uma cidade do exterior mineiro’ – no dizer de um dos muitos poetas cataguasenses, por acaso eu mesmo. Monumentos, painéis, esculturas, construções: a estética moderna surge em cada esquina de Cataguases, como se de repente. Como se de repente nos transportássemos para um museu vivo do movimento modernista. Como se a cidade fosse aos poucos moldada por mãos vanguardistas”, acrescenta o poeta.

PUBLICIDADE
“As fiandeiras”, painel em azulejaria erguido em homenagem ao empresário José Inácio Peixoto (Foto: Alex Ventura)

Todo esse conjunto impressiona quem visita Cataguases não apenas a passeio. Com empresas de diferentes portes, o município é considerado polo industrial. Secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosângela Moreira Lima explica que o turismo de negócios movimenta 90% dos leitos de hotelaria divididos em quatro hotéis, com um total de 167 unidades e capacidade para 376 hóspedes.

PUBLICIDADE

“Existem grandes empresas instaladas na cidade, como a Energisa. Temos também o turismo religioso, com alta rotatividade de turistas no mês de maio. Há ainda o turismo de experiências, com um calendário permanente de eventos e, ainda, o turismo de aventura com Eco Remada, Kta TrailRun, corridas e caminhadas”, explica Rosângela.

Ponte Metálica

O Agosto Moderno e o Fórum Regional são iniciativas que têm o objetivo de celebrar e promover a riqueza cultural. Sem contar o Conversa de Botequim, festival gastronômico, as atrações pelo Aniversário da Cidade e o Moto Rock, evento destinado aos amantes do rock e do blues com shows diversos, exposição de motos e oficinas de música. Agora, o município se prepara para o tradicional Natal Luzes de Cataguases, de grande potencial turístico.

PUBLICIDADE

“Entendo o turismo como importante instrumento transformador da economia e da sociedade, promovendo oportunidade de emprego e renda, através da economia criativa e, principalmente, a inclusão social e a valorização dos municípios. Para tanto, todo nosso trabalho tem sido pautado em potencializá-lo, revitalizando historicamente os grandes festivais. Propomos ações afetivas de pertencimento, e todas têm gerado oportunidades de discussões e parcerias entre os setores público e privado”, afirma a secretária de Cultura e Turismo.

Pontos turísticos se somam às iniciativas públicas e privadas

Com pontos turísticos importantes, como a Estação Ferroviária, a Chácara Dona Catarina, a Praça Santa Rita (Paróquia de Santa Rita de Cássia), As Fiandeiras, o Colégio Cataguases, a Praça Rui Barbosa, a Ponte Metálica, a Cachoeira do Glória e o painel os Pássaros no Educandário Dom Silvério, o município se vale do seu rico acervo para seguir incrementando sua vocação para o turismo, como explica o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (Codec), Jesusimar Dornelas.

PUBLICIDADE
Museu Chácara Santa Catarina (Foto: Alex Ventura)

“O turismo é muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Por isso, estamos em busca de criar cada vez mais atividades. Nós temos uma cultura muito forte. Cataguases é um museu a céu aberto”, acrescenta Jesusimar. Segundo ele, o Polo Audiovisual da Zona da Mata é fonte importante para o ingresso de recursos, afinal, muitas pessoas chegam para trabalhar, filmar e estudar. “A economia criativa é muito boa para vários setores. Também não podemos deixar de falar das nossas belezas naturais”, observa o presidente do Codec, que destaca ainda a contribuição das grandes empresas para o turismo de negócios.

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Cataguases trabalha em projeto para mapear todas as rotas turísticas. De acordo com Jesusimar, a iniciativa já está em fase de conclusão e servirá como importante instrumento para a expansão do turismo.

Cataguases: um primor do modernismo

Com toda sua vanguarda modernista, não é por menos que foi em Cataguases que o renomado arquiteto brasileiro e do mundo, Oscar Niemeyer, projetou sua primeira casa em Minas Gerais, enquanto trabalhava no projeto da Pampulha, em Belo Horizonte, como explica o poeta e jornalista Ronaldo Werneck. Atualmente, entre as construções espalhadas pela cidade, ganha destaque indiscutível o Hotel Cataguases, que é uma das obras de arte do “museu a céu aberto”.

PUBLICIDADE
Hotel Cataguases tem móveis de Joaquim Tenreiro (Foto: Divulgação)

Com tombamento federal pelo modernismo arquitetônico e paisagístico, o local atrai diferentes perfis de visitantes, entre eles, claro, os amantes das artes. Proprietário do hotel, Ronaldo Valverde conta que a maioria de seus clientes é fruto do turismo de negócios, enquanto outra parcela chega atraída pela beleza e pela história.

“As instalações do hotel são um projeto bastante interessante. O salão nobre é inteiramente envidraçado e equipado com móveis de Joaquim Tenreiro. Por isso, o local é alvo de visitas de estudantes universitários. Os alunos fazem questão de ficar hospedados conosco, porque o hotel se torna alvo de estudos, sendo medido e fotografado pelos que estão em busca de informações sobre o período do modernismo arquitetônico brasileiro”, observa Ronaldo.

Segundo o empresário, o Polo Audiovisual também atrai muitos hóspedes. “O primeiro semestre desse ano foi muito bom, foi excelente, porque dois filmes foram rodados aqui em Cataguases. Essas pessoas, quando vêm de fora, como os artistas, a produção técnica e os diretores, ficam todas hospedadas conosco. Esses dois filmes alavancaram bem a nossa hospedagem”, comemora.

PUBLICIDADE

 

Este conteúdo pode ser reproduzido integralmente com citação da fonte, desde que seja concedida autorização, através do e-mail lucimarbrasil@gmail.com. Informe o nome do canal onde será veiculado e o (a) responsável pela publicação.

LEIA MAIS notícias da Força do Interior.

Sair da versão mobile