Ícone do site Tribuna de Minas

Barbacena sobe de posição no Mapa do Turismo Brasileiro

Barbacena Prefeitura de Barbacena Divulgacao
Com localização privilegiada na Serra da Mantiqueira mineira, Barbacena está cercada por monumentos históricos espalhados pela cidade, a exemplo do Museu da Loucura (Foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação)
PUBLICIDADE

Com localização privilegiada na Serra da Mantiqueira mineira, o município de Barbacena entrou, em 2023, na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, alcançando a segunda faixa de melhor classificação. Realizado pelo Ministério do Turismo, o levantamento avalia aspectos, como número de empregos gerados com o turismo, estimativa de visitantes e quantidade de estabelecimentos de hospedagem, entre outros. De acordo com o Mapa, os principais segmentos turísticos da cidade são: cultural, rural, negócios e eventos.

Professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, Valdir José da Silva, explica que a cultura diversificada da cidade é uma atração para os turistas, assim como a proximidade com os municípios de São João del-Rei e Tiradentes, que contribui para o grande fluxo de pessoas.

PUBLICIDADE

“Barbacena fica no alto da Serra da Mantiqueira e se destaca pela produção de flores, frutas e pelas temperaturas amenas. Além disso, é uma cidade com uma rica cultura. Temos comunidades quilombolas, indígenas e colonização italiana, o que torna a cultura bem diversificada, tanto em termos de eventos culturais quanto de patrimônios, já que temos vários tombados. A cidade também é palco de algumas festas tradicionais que atraem o público”, afirma o professor.

PUBLICIDADE

Entre esses patrimônios está o Museu da Loucura, criado em 1996, sendo o primeiro destinado à saúde mental no Brasil, ao apresentar a evolução da psiquiatria através de diversas experiências. Outros pontos turísticos são o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, o Museu Municipal, o Parque Emeric Marcier, a Igreja da Boa Morte, a Basílica de São José, as igrejas do Rosário e do Carmo, a Estação Ferroviária, o Palácio da Revolução Liberal e ainda o Memorial Isabel Cristina.

“Tivemos, recentemente, a beatificação de Isabel Cristina, que é de Barbacena. Desde que o memorial dedicado a ela foi inaugurado no ano passado, tem atraído vários visitantes. Outro evento importante tradicional que movimenta a cidade é o Jubileu de São José, que ocorre sempre no mês de maio, e já se tornou patrimônio cultural e religioso de Barbacena”, observa Valdir.

PUBLICIDADE

Para o diretor de Turismo da cidade, Alexandre Braga, há várias opções também para o ecoturismo, uma vez que o município abriga parte importante da Estrada Real, maior rota turística do país. São mais de 1.600 quilômetros de extensão, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, resgatando as tradições do percurso do ouro e do diamante do século XVIII, assim como valorizando a identidade e as belezas da região.

“A modalidade incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural de determinado local e ainda permite a prática de atividades super divertidas em meio à natureza. Uma das rotas é o cicloturismo que oferece trilhas eletrizantes na Serra da Mantiqueira. As rotas contemplam parte do caminho novo da Estrada Real”, observa Alexandre.

PUBLICIDADE

Investimento em eventos para atrair turistas

Barbacena investe na realização de eventos, como a abertura do Sonho de Natal (foto), realizada nesta semana, que contou com apresentação do espetáculo “Mineiramente”, do Grupo Ponto de Partida e do Coral Rotunda. O clima ameno na Serra da Mantiqueira contribui para a atração de turistas e para o desenvolvimento do ecoturismo (Foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação)

Para incentivar ainda mais o turismo, a Prefeitura adota como estratégia o investimento em eventos, entre eles, a volta da Expô Barbacena, totalmente gratuita e aberta ao público. A 54ª edição realizada nesse ano foi considerada a maior da história, quebrando recorde de público com a atração de 32 mil pessoas. A tradicional Festa das Rosas que, em 2023, chegou à 51ª edição, contou com diversas atrações, como Concurso da Rainha das Rosas e Flores, exposições, provas com cavalos e atrações musicais de destaque no cenário nacional.

Entre as novidades, a cidade realiza, desde 2022, o Arraiá BQB que já entrou para o calendário anual de eventos, com a valorização das tradições juninas, em ambiente temático, com quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas. Desde 2021, moradores e turistas se encantam também com o Sonho de Natal, evento com duração de dez dias e diversas atrações, a exemplo de apresentações teatrais, música e shows.
No último dia 4, Barbacena inaugurou sua decoração de Natal, com a presença de mais de dez mil pessoas no Jardim Municipal. Além da inauguração das luzes, houve ainda o espetáculo “Mineiramente”, do Grupo Ponto de Partida e do Coral Rotunda, sob a regência de Claudia Valle.

A coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Sudeste MG – Campus Barbacena também atua para que o segmento seja cada vez mais atrativo. “Fazemos pesquisa, tentando promover o desenvolvimento de alguns produtos. Nós participamos do Conselho Municipal de Turismo. Agora estamos iniciando uma pesquisa sobre a satisfação dos investidores com os eventos. Além disso, trabalhamos com os alunos em alguns projetos de extensão e daí surgem alguns produtos interessantes”, conclui Valdir.

PUBLICIDADE

Este conteúdo pode ser reproduzido integralmente com citação da fonte, desde que seja concedida autorização, através do e-mail lucimarbrasil@gmail.com. Informe o nome do canal onde será veiculado e o (a) responsável pela publicação.

Sair da versão mobile