A boxeadora baiana radicada em Juiz de Fora Bia Ferreira venceu, na tarde desta quarta-feira (31), por decisão unânime dos juízes, a holandesa Chelsey Heijnen, nas quartas de final da categoria até 60 kg. Com isso, a atleta garantiu, no mínimo, a medalha de bronze, e avançou à semifinal, em que enfrentará a irlandesa Kellie Harrington, algoz da brasileira na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no sábado (3), às 17h08.
A atleta baiana teve comportamento dominante durante toda a luta e não deu chances à holandesa desde o início do combate. Logo que o duelo foi autorizado, Bia conectou um jab na adversária e marcou o rosto de Chelsey. Ainda que a boxeadora da Holanda tenha mostrado bom preparo físico para equilibrar a luta, ao final do primeiro round a brasileira já pulou à frente na disputa, com todos os juízes marcando 10 a 9 a seu favor.
O segundo round foi de ainda mais dominância de Bia Ferreira. A pugilista conseguiu escapar das tentativas da holandesa de levá-la para o clinche, além de aproveitar que Chelsey deixava a guarda aberta em diversos momentos. Assim, a brasileira acertou bons jabs e cruzados para aumentar a vantagem na luta, em novo round vencido de maneira unânime.
O último assalto foi marcado pela tentativa desesperada de Chelsey por atacar a brasileira. Com a desvantagem nos dois primeiros rounds, restava para a holandesa nocautear Bia. Assim, a lutadora radicada em Juiz de Fora teve o foco em conectar bons contragolpes para manter a superioridade nos três minutos finais. No encerramento, os juízes marcaram novo 10 a 9 para a baiana.
O resultado, além de garantir mais uma medalha para o Time Brasil nos Jogos de Paris, coloca Bia Ferreira na história do esporte. Isso porque a boxeadora radicada em Juiz de Fora se tornou a primeira pugilista brasileira a conquistar dois pódios olímpicos.
O Brasil no boxe
Além de Bia Ferreira, o Brasil possui mais cinco boxeadores. Na quinta-feira (1º), três deles sobem ao ringue: Caroline Barbosa enfrenta a cazaque Nazym Kyzaibay pelas oitavas de final da categoria até 50 kg às 10h30; às 11h34, Bárbara dos Santos desafia Nien-chin Chen, do Taiwan, nas oitavas de final da categoria até 66 kg; enquanto Keno Marley busca uma vaga nas semifinais da categoria até 92 kg contra Lazizbek Mollojonov, do Uzbequistão.
Na sexta-feira (2), mais duas lutas: Jucielen Cerqueira sobe ao ringue às 11h18 para enfrentar a estadunidense Alyssa Mendoza pelas oitavas de final da categoria até 57 kg, e Wanderley Pereira, às 16h36, luta contra o ucraniano Oleksandr Khyzhniak para chegar as semifinais da categoria até 80 kg.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva