Juiz de Fora possui dois representantes na Olimpíada de Paris, que teve as primeiras disputas esportivas na última quarta-feira (24) e vai até o dia 11 de agosto. A boxeadora baiana Bia Ferreira, radicada no município, prata em Tóquio, tentará o ouro na categoria peso-leve, até 60 kg, enquanto o lançador de dardo Luiz Maurício Dias participará de sua primeira edição de Jogos Olímpicos e busca trazer uma medalha inédita para o Brasil na modalidade.
A primeira atleta local a entrar em ação em Paris é Bia Ferreira. A boxeadora, cabeça de chave número 2, está pré-classificada às oitavas de final. Por conta disso, a lutadora subirá no ringue na segunda-feira (29), em luta prevista para 15h32 (horário de Brasília). A adversária da atleta sairá do confronto entre Estelle Mossely (FRA) e Jajaira González (EUA), que acontece no sábado (27), às 16h20.
A categoria peso leve reúne 22 atletas, sendo que dez já estão pré-classificadas às oitavas de final, dentre elas, Bia Ferreira. O regulamento prevê uma eliminatória simples de cinco fases: primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Além disso, as semifinalistas já possuem medalha garantida, isso porque não há disputa pelo terceiro lugar. Portanto, as duas derrotadas nesse estágio da competição recebem o bronze.
Caso Bia vença sua luta, voltará ao ringue dois dias depois, no dia 31, às 17h08, contra a vencedora de Chelsey Heijnen (HOL) e a norte-coreana Ungyong Won.
Luiz Maurício, por sua vez, tem um tempo maior de espera para estrear na Olimpíada. O atleta irá embarcar para Portugal no domingo (28), e, na terça-feira (1º), irá para Paris. O lançamento de dardo prevê duas classificatórias no dia 6 de agosto: a primeira às 5h20, e a segunda às 6h50, ambas no horário de Brasília. Porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não divulgou oficialmente em qual delas o juiz-forano irá competir. Em caso de classificação, Luiz vai brigar por medalha na final, no dia 8 de agosto, às 15h25.
Para conseguir subir no pódio, o que seria inédito para o Brasil no lançamento de dardo, Luiz terá que superar grandes oponentes, como o atual campeão olímpico, o indiano Neeraj Chopra, o tcheco Jakub Vadlejch (TCH), medalhista de prata em Tóquio, e Anderson Peters, de Granada, bicampeão mundial da modalidade.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva