Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba quando os atletas de Juiz de Fora vão estrear em Paris

PUBLICIDADE

Juiz de Fora possui dois representantes na Olimpíada de Paris, que teve as primeiras disputas esportivas na última quarta-feira (24) e vai até o dia 11 de agosto. A boxeadora baiana Bia Ferreira, radicada no município, prata em Tóquio, tentará o ouro na categoria peso-leve, até 60 kg, enquanto o lançador de dardo Luiz Maurício Dias participará de sua primeira edição de Jogos Olímpicos e busca trazer uma medalha inédita para o Brasil na modalidade.

A primeira atleta local a entrar em ação em Paris é Bia Ferreira. A boxeadora, cabeça de chave número 2, está pré-classificada às oitavas de final. Por conta disso, a lutadora subirá no ringue na segunda-feira (29), em luta prevista para 15h32 (horário de Brasília). A adversária da atleta sairá do confronto entre Estelle Mossely (FRA) e Jajaira González (EUA), que acontece no sábado (27), às 16h20.

PUBLICIDADE
Bia já se prepara em Paris (Foto: Wander Roberto/COB)

A categoria peso leve reúne 22 atletas, sendo que dez já estão pré-classificadas às oitavas de final, dentre elas, Bia Ferreira. O regulamento prevê uma eliminatória simples de cinco fases: primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Além disso, as semifinalistas já possuem medalha garantida, isso porque não há disputa pelo terceiro lugar. Portanto, as duas derrotadas nesse estágio da competição recebem o bronze.

PUBLICIDADE

Caso Bia vença sua luta, voltará ao ringue dois dias depois, no dia 31, às 17h08, contra a vencedora de Chelsey Heijnen (HOL) e a norte-coreana Ungyong Won.

Luiz Maurício, por sua vez, tem um tempo maior de espera para estrear na Olimpíada. O atleta irá embarcar para Portugal no domingo (28), e, na terça-feira (1º), irá para Paris. O lançamento de dardo prevê duas classificatórias no dia 6 de agosto: a primeira às 5h20, e a segunda às 6h50, ambas no horário de Brasília. Porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não divulgou oficialmente em qual delas o juiz-forano irá competir. Em caso de classificação, Luiz vai brigar por medalha na final, no dia 8 de agosto, às 15h25.

PUBLICIDADE
Luiz é o detentor do recorde sul-americano, com o lançamento de 85,57 m (Foto: Wagner Carmo)

Para conseguir subir no pódio, o que seria inédito para o Brasil no lançamento de dardo, Luiz terá que superar grandes oponentes, como o atual campeão olímpico, o indiano Neeraj Chopra, o tcheco Jakub Vadlejch (TCH), medalhista de prata em Tóquio, e Anderson Peters, de Granada, bicampeão mundial da modalidade.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile