Raiza Goulão, representante brasileira do mountain bike nos Jogos Olímpicos de 2016 e medalhista de ouro no Campeonato Pan-Americano de 2018, está em Juiz de Fora, convidada por outra referência no esporte, Roberta Stopa, natural da cidade. A atleta olímpica faz treinamentos com orientações da amiga visando à Copa Internacional Michelin, que acontece entre esta sexta-feira (1º) e o domingo (3), e também à Copa do Mundo, do dia 7 ao 10 de abril. As competições ocorrem no São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis.
”As próximas duas competições vão ser de alto nível, uma etapa da Copa Internacional seguida da Copa do Mundo, e estar treinando em Juiz de Fora é muito bom. Conto com a Roberta que está me apresentando as trilhas. Por aqui ser uma área montanhosa, me proporciona bastantes trilhas e estradas, onde faço treinos muito específicos, além da facilidade e comodidade da BR-040. Lá treinam várias pessoas. Já me sinto acolhida, estou com uma estrutura que necessito”, elogia Raiza Goulão à Tribuna.
Pedras no caminho
Apesar de ser referência internacional no mountain bike, Raiza passou por momentos complicados desde 2020, mas mostra estar focada em dar a volta por cima. ”Venho de dois anos com lesões, problemas de saúde, e estou crescendo novamente. Ano passado eu tive quatro cirurgias na mão que me impossibilitaram de conquistar pontos. A minha realidade agora é outra, alinhar bem lá atrás, minha estratégia é voltar a me destacar como a melhor atleta do Brasil. Mas é um processo, esse ano está sendo de retomada ao ranking, reconquistar os pontos”, acredita a esportista.
Amizade que faz a diferença
Questionada pela reportagem sobre os motivos de ter escolhido Juiz de Fora para treinar em busca dos títulos da Copa Internacional e Copa do Mundo, Raiza não cita a proximidade das cidades, mas sim uma pessoa em especial. ”O principal motivo de eu estar em Juiz de Fora é ter a Roberta Stopa do meu lado, é uma irmã. No início da minha carreira fomos muito parcerias de viagens, de seleção, aprendi muito com ela. É uma inspiração, um exemplo. No meu primeiro campeonato mundial como atleta sub-23 pela seleção, nós dividimos quarto e pude aprender bastante, ela me adotou”, declara a atleta.
Além de fazer companhia, Roberta Stopa, ex-atleta profissional da seleção canarinha com participações em Copa do Mundo, é também uma referência para Raiza. ”É muito engraçado, porque parece que somos irmãs de outras vidas. Eu digo que ela é minha irmã mesmo, não é de sangue, mas nós somos muito conectadas. Também acaba sendo a minha mentora, me auxilia muito”, conta Goulão, que diz também que considera a vida de atleta muito solitária.. ”Ter pessoas especiais que você pode contar ao seu lado é o maior presente, a maior dádiva que a gente tem”, complementa a atleta olímpica.
Inspiração para esportistas locais
Para Roberta Stopa, responsável pela vinda de Raiza para Juiz de Fora, ter atletas desse nível na cidade deixa um legado para os amantes de mountain bike. ”Essa Copa do Mundo no Brasil faz com que o esporte e a modalidade cresçam cada vez mais. Vai ser uma grande festa das duas rodas, e ela está treinando aqui. Estou diretamente envolvida com a Raiza e com o Pedro, meu atleta que foi convocado para representar nossa nação na categoria sub-23. Minha torcida vai para eles”, confessa a mineira.
Mesmo após se aposentar do mountain bike profissional, Stopa continua competindo na categoria master, e também atua fora das provas. ”A Roberta tem um conhecimento muito grande, eu fiz um convite para ela de trabalhar no meu projeto Team Raiza Goulão, e nele ajudamos projetos de base. Fiquei muito feliz que ela aceitou”, relata Raiza. ”Eu era uma atleta profissional, e hoje eu sou uma profissional atleta”, garante Roberta Stopa.
Mais de 35 países envolvidos
A Copa Internacional, a primeira a ser disputada em Petrópolis, conta com 39 categorias e mais de 800 inscritos, com cerca de 100 estrangeiros de 35 países, com inscrições já finalizadas. A pista na qual os atletas irão correr envolve um percurso de 4,5km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria. A expectativa de público para o evento é de mais de 5 mil pessoas.