O Campeonato Mineiro do Módulo II tem previsão de início para o dia 4 de maio, mas o Tupi já se movimenta internamente no planejamento da temporada em busca do retorno à elite estadual. Mirando um treinador para 2024, a diretoria carijó trabalha com uma lista de possíveis comandantes e um dos nomes cogitados pelo clube é o de Igor Guerra, técnico do sub-17 do Atlético-MG que acumula passagens pela URT e, como auxiliar técnico, pelo sub-20 do Vasco, vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019.
Igor era o plano inicial da diretoria, mas as tratativas enfrentam entraves, conforme explica o gerente de futebol do Tupi, Marcelo Fidelis. “(A negociação) não está descartada, mas está paralisada por hora”, revela o dirigente, que também afirma que o técnico do Atlético-MG tem contrato apenas até fevereiro com o time da capital.
À reportagem da Tribuna, Marcelo afirmou que tem outros nomes em pauta, mas não confirmou qual seria o principal alvo. Segundo o dirigente, o técnico será apresentado em meados de fevereiro, antes do início da pré-temporada. A expectativa do Galo Carijó é que os atletas se apresentem em Santa Terezinha no dia 4 de março.
De acordo com o dirigente do Galo Carijó, também não está descartada a busca de um treinador que esteja atualmente comandando alguma equipe na disputa da Primeira Divisão dos torneios estaduais. Entretanto, isso poderia inviabilizar a apresentação do profissional na data pretendida. “Outra opção está disputando a Série A do estadual hoje, aí vou trabalhar com uma comissão, para que coloque o interino para fazer a seletiva e, em comum acordo, fazer com a composição do elenco”, explica Fidelis.
O Tupi também negocia o retorno do preparador físico Luis Augusto Alvim, que participou das campanhas dos títulos da Taça Minas Gerais, em 2008, da Série D do Brasileiro 2011, e do Mineiro do Interior, nos anos de 2008, 2012 e 2018. O profissional, que afirma também ter proposta de outro clube de fora da cidade, espera decidir seu futuro até segunda-feira (5). “O convite veio através do presidente (Tiquinho). Já tivemos algumas conversas”, conta.
Chance chegada de jogadores renomados
Mesmo sem um técnico definido, o Tupi já negocia com atletas de renome no futebol brasileiro, de acordo com a diretoria. Um deles é Rodrigo Pimpão, conforme apurado pela Tribuna ainda em dezembro. Segundo Marcelo, o clube busca um patrocinador para arcar com os salários do atacante. “Estamos em busca de patrocinadores, embora ele tenha aceitado uma proposta por valor menor (de salário), sabendo da situação financeira do clube. A gente está trabalhando com os pés no chão, e não vamos de forma alguma estourar o orçamento”, revela.
Fidelis revela que outros dois jogadores de renome estão com negociações bem encaminhadas. “Um goleiro e um lateral-direito”, resume o gerente de futebol do Tupi.
Relação entre clube e torcida
Em 2024, além de conseguir o acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro, outro objetivo do Tupi é reaproximar o torcedor do clube, cuja relação está abalada graças aos maus resultados da equipe nos últimos anos. Nesse sentido, o Galo Carijó iniciou uma campanha nas redes sociais para que os torcedores não utilizem camisas de outros clubes nos jogos da equipe juiz-forana.
“A gente tem feito, juntamente com o marketing, essa campanha para chamar o torcedor para poder novamente se identificar com o clube. Ele não é obrigado a usar a camisa do Tupi, mas a gente iniciou esse movimento para que a gente esteja próximo do nosso público”, argumenta o vice-presidente de futebol e relações públicas do Tupi, Bruno Teustchbein.
Visando essa reaproximação entre clube e torcida, o Tupi também mira a adoção de um ingresso digital, possibilitando a venda on-line de entradas para as suas partidas, o que pode trazer mais comodidade ao público. “A validação desse ingresso seria feita via QR Code no próprio celular por quem estiver lá na portaria, sem a necessidade de apresentar o bilhete físico, como sempre foi feito”, diz Bruno.
O Tupi também está próximo de lançar sua loja oficial on-line. De acordo com vice-presidente, o torcedor terá acesso a diversos produtos do clube no site. “Terão todos os produtos e souvenirs com a marca do Tupi, além de produtos oficiais, como camisa, short, agasalho”.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva