Foi realizado, entre o dia 21 de outubro e o último domingo (27), o Mundial de Karatê JKA, em Takahashi, no Japão, que contou com representantes de 60 países. A seleção brasileira enviou 109 atletas para a disputa da competição internacional, com idades a partir de 9 anos, dos quais 17 são juiz-foranos.
Na categoria Kata, que é uma apresentação representando uma luta de karatê imaginária, Renzo Prata, na disputa entre caratecas de 9 a 10 anos, ficou com o sexto lugar. Na categoria de 11 a 12 anos, Davi Miranda terminou na quinta posição e Heitor Kort, em sétimo.
Já na categoria Kumite, que consiste na luta de fato, Renzo Prata, sexto na disputa do Kata, foi o quinto na disputa de 9 a 10 anos. Além dele, Belle Zambelli, na categoria de 11 a 12 anos, foi quinto lugar e Fernando Macedo, sensei da CEKS e dos demais 16 representantes brasileiros no Mundial, foi medalha de bronze na disputa da categoria adulto principal por equipes.
Fernando destaca que foi uma excelente participação, tanto da delegação brasileira como um todo quanto dos representantes juiz-foranos. Além disso, o sensei ressalta que terminar a competição entre os sete melhores é muito difícil. “Não há como descrever o sentimento de representar o meu país do outro lado do continente e ser honrado com uma medalha de bronze. O mundial é o maior campeonato de karatê que um atleta pode participar e eu tive mais uma vez essa oportunidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas valeu cada gota de suor!”, postou Macedo nas redes sociais.
Confira a lista dos juiz-foranos que participaram do Mundial de Karatê:
– Renzo Prata 9 anos – 6° lugar de kata e 5° kumite
– Jack Zambelli – 10 anos
– Mateus Coutinho – 10 anos
– Davi Miranda – 11 anos – 5° lugar de kata
– Heitor Kort – 11 anos – 7° lugar kata
– Davi Macedo – 11 anos
– Carolina Coutinho – 11 anos
– Bell Zambelli 11 anos – 5° lugar kumite
– Enrico Saço – 12 anos
– Ricardo Leal Dutra – 13 anos
– Isabela Giovanni – 14 anos
– Lorenzo Saço – 15 anos
– João Gabriel Trindade – 19 a 21 anos
– Igor Urso – 19 a 21 anos
– Clare Zambelli – Master
– Fernando Macedo – adulto principal – bronze kumite equipe
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva