O Athletic poderia ter garantido o acesso à Série B no sábado (28), porém a equipe são-joanense foi derrotada por 2 a 1 pelo Ypiranga-RS, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, em partida válida pela quinta rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, mesmo com o tropeço, o Esquadrão de Aço permanece na liderança da chave e segue dependendo só de si para confirmar a promoção à Segunda Divisão.
O placar da partida começou a ser construído apenas no segundo tempo. O Ypiranga saiu na frente aos 12 minutos da etapa final. Em contra-ataque, Fabrício avançou e tocou para Taddei, que devolveu para Fabrício sair cara a cara com o goleiro Jefferson. O camisa 11 do Canarinho não perdoou e marcou o primeiro.
Aos 21 minutos, Fabrício fez boa jogada pela esquerda, foi derrubado por Weliton dentro da área, e o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima marcou o pênalti. Edson Cariús cobrou e o goleiro Jefferson defendeu, porém o árbitro de vídeo Charly Wendy Straub Derett revisou a cobrança e detectou a invasão. Na segunda tentativa, Cariús bateu alto e a bola foi no travessão.
Aos 39 minutos, Zé Vitor recebeu pela esquerda com liberdade, fez o cruzamento para a grande área e o zagueiro Sidimar marcou contra. Inicialmente, o gol foi anulado por impedimento, mas a arbitragem de vídeo revisou o lance e validou a jogada. Aos 49, Nathan recebeu cruzamento na pequena área e finalizou pro fundo da rede, diminuindo o placar e dando números finais a partida: 2 a 1 para o Ypiranga.
Athletic depende só de si para subir
Mesmo com a derrota, o Athletic permanece na liderança do Grupo B, com sete pontos em cinco jogos. Logo atrás, vem o Londrina, com também sete pontos, mas com saldo de gols inferior ao Esquadrão de Aço. O terceiro é a Ferroviária, com a mesma pontuação, mas com desvantagem no saldo. O último é o Ypiranga, com seis pontos.
O Athletic chega à última rodada, onde enfrenta o Londrina no sábado (5), na Arena Sicredi, em São João del-Rei, às 17h30, dependendo apenas do próprio esforço para subir à Série B. O Esquadrão de Aço terá o acesso confirmado em caso de vitória ou empate. Caso seja derrotado, a equipe são-joanense estará eliminada da Série C.
Na Série C, o primeiro e segundo colocados de cada grupo sobem para a Série B de 2025. Além disso, os líderes das chaves se enfrentam na final da Terceira Divisão nacional.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva