Duas semanas após as equipes sub-15 e sub-17, frutas da parceria entre o Tupynambás e o projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistarem o acesso à elite do Campeonato Mineiro, bem como o título na categoria mais velha, o Baeta/UFJF se tornou campeão geral da segunda divisão do Estadual. O caneco foi confirmado nesse sábado (28), após duas partidas da equipe juiz-forana com o Guarani, de Divinópolis (MG), pela última rodada da competição.
No sub-17, o time comandado pelo técnico Wanderley Tavares, campeão da categoria com duas rodadas de antecedência, finalizou a trajetória no Mineiro com empate sem gols no Estádio Waldemar Teixeira de Faria, mais conhecido como Farião. A igualdade na contagem manteve uma trajetória de invencibilidade ao Tupynambás/UFJF na faixa etária, após caminhada de 34 pontos em 14 jogos, com dez vitórias e quatro empates computados.
Já entre os mais jovens, do sub-15, a equipe local, treinada por Vinícius Xavier, venceu o Guarani por 2 a 1 em partida também realizada no Farião. O triunfo levou os juiz-foranos aos 21 pontos após 14 rodadas, com a quarta colocação em trajetória de seis vitórias, três empates e cinco derrotas.
Os resultados confirmaram a melhor campanha conjunta ao Tupynambás/UFJF com 55 pontos ao todo, apenas um a mais que o segundo colocado geral, o Villa Nova, que, além do acesso, obteve o título do sub-15 com 33 pontos. Além dos leões do Poço Rico e do Bonfim, o Santarritense, terceiro melhor, com 45 pontos, também foi premiado com o acesso à elite mineira de 2020.