O JF Vôlei começou a temporada de 2024 com grande atuação. O time foi derrotado pelo Sada Cruzeiro por 3 sets a 2 (parciais de 22×25, 19×25, 28×26, 25×21 e 11×15) em sua estreia no Campeonato Mineiro, mas, apesar da derrota, a equipe da casa competiu durante todo o jogo e demonstrou capacidade de recuperação, mesmo com um adversário que conta com jogadores multicampeões, como Wallace, Lucão e Douglas Souza.
Com o resultado, o JF Vôlei conquistou um ponto na tabela do Campeonato Mineiro. A partida aconteceu na noite desta sexta-feira (30) no Ginásio Municipal Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos. O público foi de 3.750 pessoas, recorde desde a fundação do palco esportivo.
Neste sábado (1º), às 20h, a equipe volta às quadras, também no Ginásio Municipal, contra o Itambé Minas, pela segunda rodada da competição. Os ingressos podem ser adquiridos através do site Uzziticket.
“Estou feliz pelo resultado, pela entrega dos atletas e pelo comprometimento com o jogo. Não dá para ficar triste e nem comemorar muito, porque amanhã temos outro jogo que deve ser tão pegado quanto esse. Vamos continuar trabalhando para buscar um bom resultado”, comentou o técnico do JF Vôlei, André Silva, após a partida, ressaltando que a equipe está focada em garantir bons resultados e fazer do Mineiro um “laboratório” para a Superliga.
Escalações
O técnico André Silva escalou o JF Vôlei com os ponteiros Ruivo e Emerson; os centrais Pilan e Marcelo Falcão, o oposto Wesleen, o levantador Carlos Henrique e o líbero Caio.
“Trabalhar com atletas que você já conhece e já conviveu é já estar com 90% (do trabalho) adiantado. É só lapidar algumas coisas. É muito Muito importante a permanência dos jogadores para a manutenção do time. Esse time vai dar liga está coeso”, comentou André sobre a atuação de Ruivo, Pilan, Caio e Wesleen, que também atuaram na temporada passada.
Já o treinador Filipe Ferraz escalou o Sada Cruzeiro com os ponteiros Douglas Souza e Rodriguinho, os centrais Lucão e Cledenilson, o oposto Wallace, o levantador Mateus Brasília e o líbero Alê.
Primeiro set
O início do jogo foi de muito equilíbrio no Ginasio Municipal, com as duas equipes revezando o empate e um ponto na frente no placar. O Sada Cruzeiro abriu 4×6 em incrível rally concluído por Rodriguinho, de largadinha. Após um ponto de bloquei de Wallace, o time visitante abriu 9×12. Mas o JF Vôlei voltou para o jogo depois de um ace de Emerson.
Quando o placar marcava 13×14, Ruivo bloqueou Wallace e empatou o set: 14×14. Depois, Rodriguinho foi para o saque e dificultou o passe do time da casa, fazendo o Sada abrir 14×17, no momento em que André Silva pediu tempo. A equipe voltou bem para a quadra, mas o time de Belo Horizonte mantinha o ritmo, e em bola de cheque finaliza por Edenilson, abriu 17×21. Mesmo atrás, o JF Vôlei chegou a descontar para 21×23, e Filipe pediu tempo. O ponto que decidiu o primeiro set a favor do Sada foi com Douglas Souza explorando o bloqueio: 22×25.
Segundo set
O JF Vôlei começou o segundo set abrindo 2×1 com ponto de saque de Marcelo Falcão. Porém, logo o Sada virou para 3×5, por dificuldade no passe de Emerson, do JF Vôlei. Quando o placar marcava 7×11, o time da casa foi buscar uma bola quase perdida, com direito a derrubada de placa, e marcou o ponto após erro de ataque de Douglas Souza, para delírio dos torcedores.
Com mais ritmo de jogo, o Sada chegou a 13×18, e André precisou pedir tempo. Apesar da agremiação de Belo Horizonte manter a vantagem, Pilan fez um belo ponto em bloqueio simples em cima de Cledenilson. O Sada confirmou a vitória no segundo set com ponto de saque de Wallace: 19×25
Terceiro set
Mais uma vez, o Sada demonstrou superioridade e logo abriu 3×6, com capricho no side-out. Mesmo com dificuldades no passe, o JF Vôlei conseguiu encontrar em 8×9 após bloqueio de Marcelo Falcão. Após isso, o Sada voltou a abrir pontos, mas em bloqueio de Ruivo em cima de Wallace, o JF Vôlei encostou: 13×14. Depois, conseguiu empatar com ponto de saque de Pilan: 15×15. O jogo continuou equilibrado, com o Sada revezando entre um ou dos pontos na frente.
O empate veio com bloqueio de Carlos Henrique na paralela de Douglas Souza: 21×21, quando Filipe pediu tempo. Após um rally incrível, Wallace atacou na rede e o JF Vôlei virou: 22×21. No lance seguinte, mais um ponto do time da casa, em uma diagonal longa de Ruivo, no momento em que o Ginásio mais vibrou: 23×21. O JF Vôlei chegou a ter o ponto do jogo, mas o Sada conseguiu defender e Wallace empatou: 24×24, e partida foi para o vai a dois. Com muito suor, a equipe da casa, após Wesleen explorar o bloqueio, fechou em 28×26.
Quarto set
O JF Vôlei começou o quarto set da melhor forma possível. Inspirado no passe e no ataque, a equipe logo abriu 5×2. Com o oposto Wesleen acertando todos os ataques, o placar foi se mantendo. Com ace de Carlos Henrique e pontaço de ataque de Ruivo, a equipe mandante abriu 10×6. Com um ritmo que impressionava, o JF Vôlei chegou a 15×10 em ace de Wesleen. Quando o placar marcava 16×13, Douglas Souza saiu lesionado após pisar em falso. Contando com o excelente momento de Cledenilson no saque, o Sada encostou: 18×17, para pedido de técnico de André. Depois de bloqueio simples de Pilan em Lucão e ponto de ataque no fundo de Emerson, o JF Vôlei abriu 22×19. O ponto que garantiu o tie-break foi em ataque na rede de Cledenilson: 25×21.
Tie-break
Quem começou vencendo o tie-break foi o JF Vôlei, com ponto de bloqueio de Marcelo Falcão. Com um ímpeto de deixar os torcedores de boca aberta, o clube juiz-forano abriu 3×1 com ponto de ataque do levantador Carlos Henrique. O Sada, com dois pontos de ataque de Vaccari, empatou: 5×5.
Posteriormente, virou com bloqueio de Rodriguinho em Ruivo: 6×7. O ponto seguinte foi de ataque de Wallace: 6×8, quando André parou o jogo. Em bloqueio de Cledenilson em Pilan, o Sada abriu 8×11. Guerreiro, o JF Vôlei voltou a encostar após rally concluído por Ruivo: 11×12, no pedido técnico de Felipe. Com isso, o Sada voltou melhor e conseguiu fechar o jogo em ataque de Lucão: 11×15.