O Flamengo conseguiu manter a liderança do Campeonato Brasileiro mesmo com a derrota para o Juventude, em Caxias do Sul, na última quarta-feira (26), ajudado pela derrota do vice Palmeiras para o Fortaleza. O rubro-negro agora precisa da vitória no confronto diante do Cruzeiro pela 13ª rodada, neste domingo (30), no Maracanã. A bola vai rolar a partir das 18h30.
Se na rodada passada somente o Verdão ameaçava a liderança do Mais Querido, desta vez Bahia e Botafogo se juntaram à briga pela ponta. O Flamengo segue na frente com 24 pontos, mesma contagem do tricolor baiano, que perde no saldo de gols. Além de vencer, o Fla precisa torcer para que o Bahia não vença o São Paulo por uma diferença de mais de três gols. O Botafogo aparece em terceiro seguido pelo Palmeiras, ambos com 23 pontos.
Goleado pelo Bahia no último domingo (23), em Salvador, o Cruzeiro se recuperou com uma vitória em casa sobre o Athletico Paranaense, na quarta-feira. A Raposa aparece na quinta posição na tabela com 20 pontos, mas tem um jogo a menos que os demais por conta do adiamento da partida contra o Internacional, pela quinta rodada.
Apesar do retrospecto equilibrado deste clássico brasileiro, o Flamengo tem levado vantagem nos últimos anos. Já são sete partidas sem um triunfo cruzeirense, com seis vitórias rubro-negras e um empate. A última vez em que a Raposa saiu vencedora neste duelo foi em 2018, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, no Maracanã.
Para a partida deste domingo, o técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra, terá um desfalque e um retorno em relação ao jogo do meio de semana. O zagueiro Zé Ivaldo foi premiado com o terceiro cartão amarelo e está fora, enquanto o lateral-esquerdo Marlon retorna após cumprir suspensão automática devido ao cartão vermelho recebido contra o Bahia.
No Flamengo, o técnico Tite deve ganhar o reforço de Bruno Henrique, que voltou a treinar após se recuperar de um trauma no pé esquerdo. Por outro lado, o treinador segue enfrentando dificuldades para montar sua equipe por conta das lesões de Everton Cebolinha e Igor Jesus, além das convocações de Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña (Uruguai), e Erick Pulgar (Chile), para a disputa da Copa América.
Confira todos os detalhes de Flamengo x Cruzeiro
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 30 de junho de 2024
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC-Fifa)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
ONDE ASSISTIR: Premiere
FLAMENGO: Rossi, Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Gerson e Lorran; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite.
CRUZEIRO: Anderson, William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Silva, Lucas Romero e Ramiro; Arthur Gomes, Matheus Pereira e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra.