Ícone do site Tribuna de Minas

Amanda Oliveira brilha e conquista dois ouros no Brasileiro de Atletismo Sub-23

desta
PUBLICIDADE

Atleta do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Cria UFJF, Amanda Oliveira foi um dos destaques da 12ª edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, disputado nos último fim de semana em Porto Alegre. Aos 21 anos, a competidora local brilhou e repetiu o feito que já havia realizado no ano passado, levando o ouro nas competições de 5 e 10 mil metros rasos, disputados na pista do Estádio José Carlos Daudt, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre. Com bicampeonato nas duas modalidades na categoria sub-23, a corredora, que é natural de Mercês, na Zona da Mata, já planeja voo mais altos na atual temporada.

“Este ano está sendo muito produtivo para mim. No começo da temporada, fiquei em terceiro lugar na Copa do Brasil de Cross Country, disputando com atletas com mais idade que eu. Mesmo assim, consegui uma colocação muito boa. No ranking de corridas de rua venho sempre ficando em primeiro lugar e, da mesma forma, nas competições de rua venho conquistando vitórias em todo o estado. Agora, quero buscar o Troféu Brasil para melhorar ainda mais minhas marcas nos 5 mil e 10 mil. É lá que estão as melhores atletas do país. Quero também buscar o Sul-Americano sub-23, já que com esta marca que acabo de fazer estou em primeiro lugar no ranking”, projeta.

PUBLICIDADE

As medalhas de ouro, no entanto, não vieram sem suor. Em contato com a reportagem, a atleta revela que o forte calor, atípico em Porto Alegre nesta época do ano, foi um adversário extra. A temperatura, porém, não impediu Amanda de fazer boas apresentações e quebrar uma marca pessoal. “A prova dos 5 mil metros foi mais disputada e tinha mais meninas. Mas consegui abrir uma vantagem grande, apesar de estar um um calor intenso. Isto foi no sábado (28), que já estava quente, mas não tanto quanto no domingo, na prova de 10 mil metros. Eu me senti uma guerreira. O sol estava rachando, e a largada foi à tarde (às 15h25). Ainda assim, consegui fazer o melhor tempo de minha vida nos dez mil metros disputados em pista”, comemora a atleta da UFJF.

PUBLICIDADE
“Quero buscar o Troféu Brasil para melhorar ainda mais minhas marcas nos 5 mil e 10 mil. E também buscar o Sul-Americano sub-23, já que com esta marca que acabo de fazer estou em primeiro lugar no ranking”, diz Amanda (Foto: Arquivo Pessoal)

Além dos dois ouros de Amanda – completando os 5 mil metros em 17m20seg e os 10 mil metros em 36m56seg -, a delegação do projeto Cria UFJF ainda comemorou outro bom resultado. Com um lançamento que atingiu a marca de 65,13 metros, Luiz Maurício Dias, 18 anos, garantiu o bronze no dardo. Já Francisco Lima, 18, terceiro atleta da delegação juiz-forana, foi acometido por uma virose, desenvolveu um quadro febril e não pode participar das corridas de 5 mil e 10 mil metros.

“Nossa participação foi boa. A maioria de nossos atletas ainda é bem jovem e não tem idade para participar do Sub 23. O Luiz surpreende ao melhorar muito seu resultado. A Amanda fez um tempo esperado nos 5 mil metros, mas se superou nos 10 mil metros melhorando sua marca sob um calor muito forte”, avaliou o treinador Jorge Perrout, que acompanhou os atletas na competição juntamente com o também treinador Carlos Makleiton.

PUBLICIDADE

Resultado

Com dois ouros e um bronze, a UFJF ficou na 17ª posição no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, com 38 pontos. No feminino, por conta do desempenho da Amanda, o resultado foi melhor, e a equipe local ficou na 13ª colocação, entre todas as 46 concorrentes, No Masculina o Cria UFJF ficou em 17º entre 51 equipes envolvidas na disputa.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile