A decisão da diretoria do Tupi de não concentrar os jogadores antes da partida pela quarta rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, neste sábado (29), foi financeira. A novidade não rendeu do ponto de vista desportivo, uma vez que o time de Juiz de Fora segue sem saber o que é vencer na temporada 2020. Jogando contra o Democrata de Sete Lagoas no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Galo Carijó fez uma boa apresentação na etapa inicial, quando o atacante Gueguel abriu o placar logo aos seis minutos. Superior ao adversário, sem, porém, aproveitar as oportunidades criadas, o Tupi acabou castigado no minuto final do segundo tempo, quando o meia Rodriguinho marcou para os visitantes e anotou 1 a 1 no marcador. Com o triunfo, o Carijó soma apenas três pontos em quatro partidas e briga na parte debaixo da tabela, ainda buscando um horizonte mais tranquilo na competição.
Logo aos cinco minutos, o Tupi trabalhou bem a bola pela primeira vez no setor ofensivo. O centroavante Gueguel foi acionado na área pelo lado direito do ataque, mas foi travado na hora do chute. Um minuto depois, o próprio Gueguel tratou de incendiar as arquibancadas. Na cobrança do córner, o camisa 9 subiu alto e testou no ângulo. A zaga do Democrata ainda tentou cortar, mas a bola estufou as redes e colocou os donos da casa à frente do marcador.
A vantagem deixou o Tupi mais confortável em campo. Com tranquilidade, a equipe se defendia bem e procurava saídas rápidas no campo do adversário, em busca do segundo gol. Aos 22, em um bom momento, o meia Esquerdinha cobrou falta da intermediária e levantou na área. Caprichosa, a bola passou por vários jogadores carijós e, por muito pouco, o zagueiro Emerson não aproveita para ampliar. Aos 35, belo contra-ataque do Tupi pela direita. Esquerdinha acionou o atacante Yan que invadiu a área do Democrata, pedalou e bateu cruzado para grande defesa do goleiro Artur.
Veio o segundo tempo e a temperatura baixou no Mário Helênio. O jogo ficou morno. As duas equipes até buscaram o gol adversário. Assim como na etapa inicial, o Tupi estava melhor postado e foi superior ao Democrata, que, basicamente, apostava nas jogadas de bola parada. A despeito dos esforços, todavia, as chances reais de gol rarearam de lado a lado e o placar do primeiro tempo prevalecia até o minuto final, após o juiz marcar cinco minutos de acréscimo, quando tudo apontava para uma vitória simples para os donos da casa.
Foi quando aos 50, em cruzamento na área do Tupi, o ataque do Democrata tentou ajeitar a bola que pegou na mão de Gueguel. Pênalti para os visitantes. O meia Guilherminho partiu para a cobrança, o goleiro carijó Rafael cresceu para cima do adversário e fez a defesa. Mas a bola ficou viva na área, e o próprio Guilherminho aproveitou o rebote para empurrar para as redes e decretar a igualdade no marcador: 1 a 1. Ao fim da partida, antes do apito final, os atletas das duas equipes ainda se desentenderam e Elder, pelo Tupi, e Rodrigo José, pelo Democrata, acabaram expulsos.
Quinta rodada
No próximo domingo, dia 8, o Tupi retorna a campo pela quinta rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. Uma vez mais, o Galo Carijó atua perto de sua torcida e recebe o Athletic, de São João del Rei, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 10h. No dia anterior, no sábado, o Democrata enfrenta o Nacional, de Muriaé, na Arena do Jacaré.