
O confronto Botafogo x Cruzeiro ocorre nesta quinta-feira (29), no Estádio Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Dentro e fora de campo, as equipes vivem momentos distintos. O Glorioso, sob o comando de Martín Anselmi, tem classificação encaminhada para as quartas de final do Carioca, enquanto a Raposa, do técnico Tite, vive instabilidade e chega após derrota no clássico com o Galo.
Ainda no aspecto esportivo, um tabu está em jogo. O Cruzeiro não sabe o que é perder para o Botafogo desde o Brasileirão de 2016, quando o Alvinegro foi ao Mineirão e venceu por 2 a 0 com gols de Camilo e Canales. Desde então, foram seis vitórias da Raposa e nove empates.
No que se refere ao cenário fora das quatro linhas, a situação carioca é preocupante. Há pouco mais de dois anos em processo de recuperação extrajudicial com credores da associação, o Botafogo, com a SAF, prepara outro pedido de recuperação, mas agora judicial e com as dívidas feitas pela gestão de John Textor.
Segundo noticiou o ge, a dívida da SAF é calculada em pelo menos R$ 1,5 bilhão, e a intenção é colocar os débitos em novo plano de pagamento a ser levado aos credores, a médio prazo, na mesma Vara empresarial no judiciário carioca que já julga a complexa disputa Eagle e Ares.
A nova recuperação – agora judicial – seria um movimento do Alvinegro em meio à crise de John Textor, que ainda tenta recorrer a empréstimo para manter o controle no Botafogo. Ela pode servir principalmente para mitigar problemas mais urgentes, como o transfer ban imposto pela Fifa, que o pune com três janelas sem possibilidade de registrar jogadores.
O clube divulgou, na tarde dessa quarta-feira, uma nota oficial sobre o assunto: “O Botafogo esclarece que não tomou nenhuma iniciativa relativa à Recuperação Judicial da SAF. O Clube segue envidando todos os esforços para regularizar a situação financeira, mas a informação sobre este mecanismo não procede.”
FICHA TÉCNICA – BOTAFOGO X CRUZEIRO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quinta-feira (29)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, Newton e Alexander Barboza; Vitinho, Allan, Danilo, Alex Telles e Álvaro Montoro; Artur e Arthur Cabral.
Técnico: Martín Anselmi.
CRUZEIRO: Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Gerson) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Wanderson.
Técnico: Tite.
