Juiz de Fora será palco do evento Musclecontest, realizado pela maior produtora de fisiculturismo do mundo, neste sábado (30), a partir das 9h, no Trade Hotel. A expectativa é que mais de 300 atletas estejam presentes, mesmo número da edição de 2023, também realizada na cidade. De acordo com a organização, a expectativa é receber um público de mais de mil pessoas. Os ingressos serão vendidos no local, horas antes do início do evento.
Para Luciano Cruz, grande nome do fisiculturismo e responsável por trazer o evento para Juiz de Fora, ver seu nome associado ao Musclecontest pelo segundo ano consecutivo é motivo de grande honra. “Sempre acreditei que indo além das minhas limitações, ultrapassando minhas falhas e confiando em mim mesmo, seria capaz de conquistar sonhos e objetivos. Porém, nunca imaginei que chegaria tão longe!”, declara o atleta. Ele é o primeiro brasileiro a conquistar a “tríplice coroa” do fisiculturismo: Mr. Universe, Mr. Olympia e Arnold Classic.
O evento reunirá competidores de diversas categorias, como Bodybuilding, Men’s Physique, Classic Physique, Bikini, Figure e Wellness. Como novidade, também terá o show profissional da Women’s Physique, que dará vaga para o Mr. Olympia Las Vegas, principal campeonato da modalidade no mundo, em 2025. Uma das atletas que participará dessa categoria é Ana Augusto, de 39 anos, que mora em São Paulo, mas foi criada no Bairro Milho Branco, em Juiz de Fora. Ela compete há onze anos – e, há três, ganhou o Pro Card.
“Vai ser meu primeiro show sendo profissional. Não tem muitas competições da categoria Women’s Physique no Brasil, há um pouco de preconceito. Espero que o show mostre para as pessoas a importância dessa categoria. Conseguimos ter um corpo musculoso e feminilidade”, diz ela, que disputará com atletas de Chile, Canadá, China e Estados Unidos.
Campeã paulista, brasileira e participante do Mr. Olympia 2021, Ana vê que Juiz de Fora é um celeiro de atletas. “Temos Maizena, Popó, Gabriel Zancanelli, Esther Ferreira. Espero que o evento mostre que a cidade tem muito potencial, e que o público veja que o esporte muda vidas. Eu, por exemplo, sou uma ex-obesa. A musculação chegou e me salvou”, conta.