O encerramento das ações do “Novembro Negro”, organizado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com o Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial (Compir-JF), acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, no Centro Cultural Dnar Rocha (Rua Mariano Procópio, 973, Centro). Na ocasião, será realizada uma mesa de debate com o tema “Esporte e Negritude: avanços e perspectivas da população negra no esporte”. A entrada é gratuita.
De acordo com a organização, o encontro pretende explanar o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social para a população negra, além de oportunidade para a carreira profissional. A mesa será composta pelo jogador de futebol americano, Leandro dos Santos, o treinador e atleta de corrida, Neemias Cruz, a atleta de corrida de rua, Aline Barbosa, o treinador de futebol, Wesley Assis, e o jornalista e assessor de comunicação da Funalfa, Lucas Ignácio, como mediador.
Durante o Novembro Negro, promovido anualmente pela Funalfa, foram realizadas atividades culturais, como rodas de conversa, mesas de debate, apresentações musicais, exposições e feiras. A ação visa à reflexão sobre o racismo e a importância e o potencial da cultura afro-brasileira.