Ícone do site Tribuna de Minas

De volta: projeto de futebol da UFJF abre seletiva gratuita para garotos de 9 a 12 anos

Futebol UFJF

Futebol UFJF

PUBLICIDADE

Após ficar inativo por dois anos devido à pandemia, o reconhecido projeto de Futebol da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem seletiva marcada para os dias 3 a 6 de outubro, das 18 às 21h, no campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A avaliação é destinada aos atletas das categorias sub-11 e sub-13, nascidos de 2010 a 2013.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link, ou de forma presencial, até o primeiro dia da peneira. Para participar, os atletas precisam apresentar um atestado médico que autorize a prática de exercícios físicos. Eles precisam estar vestidos com camisa, short, meião, caneleira e chuteira, sem a possibilidade do uso de brincos e piercings.

PUBLICIDADE

Para os aprovados na categoria sub-11 (nascidos em 2012 e 2013), os treinos irão acontecer nas terças e quintas, de 18h às 19h30. Já no sub-13 (nascidos em 2010 e 2011), as atividades serão realizadas nos mesmos dias, mas de 19h30 às 21h. Há a intenção de que outras categorias sejam disponibilizadas em breve.

PUBLICIDADE
Projeto de futebol da UFJF conta com treinadores que são alunos da faculdade de Educação Física. Foto: Marcelo Ribeiro

O projeto de futebol da UFJF

Inaugurado em 2014 pelo professor Marcelo Matta, hoje secretário de Esporte e Lazer na Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto de futebol da UFJF já realizou integrações com times da cidade, como Tupynambás e Uberabinha. Em 2019, quando o parceiro era o Baeta, a equipe sub-17 foi campeã do Módulo II do Campeonato Mineiro, e não só conquistou o acesso à elite estadual, mas também teve a melhor campanha do torneio. No momento, porém, a iniciativa não irá contar com o apoio de clubes.

Além de bons resultados esportivos, o projeto da UFJF foi casa de atletas que hoje despontam nos cenários nacionais e internacionais. É o caso do volante Wesley Hudson, do Atlético Mineiro, emprestado para o Paysandu e do meia Max, ex-Flamengo e Cuiabá, hoje no Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Já no âmbito municipal, o atual camisa 10 do Villa Real, Lucas Evaristo, também fez parte do time de base da universidade.

PUBLICIDADE

Segundo o coordenador do projeto de extensão da UFJF, Felippe Cardoso, o momento de retorno é singular e conta com muita alegria de todos da faculdade. “Esse projeto, historicamente, é conhecido e possui sucesso na cidade. Buscamos oportunizar as crianças dentro de um processo pedagógico adequado de formação para se tornarem jogadores inteligentes e criativos. Eles vão poder ter esse desenvolvimento com acompanhamento científico e tecnológico”, explica Felippe. “Além da formação esportiva, preocupamos com a humana. Queremos também educar cidadões”, completa o coordenador.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile