Neste fim de semana, as pistas da BR-040 serão ocupadas por centenas de magrelas. Os carros vão ceder espaço para bikers de diversas tribos, idades e características em um evento que promete ser um marco no ciclismo de Juiz de Fora: o 1º Passeio Ciclístico, no sábado (29) de 9h às 11h, e o Troféu Mario Caruso de Ciclismo de Estrada, no domingo (30), de 8h às 12h, e prometem reunir mais de 200 ciclistas por dia. O evento é uma parceria entre Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os grupos de ciclismo Clube do Pai e Amigos Speedeiros, tem apoio de Concer e ANTT e busca conscientizar os atletas para os cuidados na utilização da via, afim de proporcionar uma convivência harmoniosa com os motoristas.
A iniciativa surgiu com o convite da PRF em consequência do aumento do número de atletas na via. “O ciclismo é o esporte que mais cresce no país, tanto de estrada como mountain bike”, explica o ciclista e um dos organizadores do evento, Marcelo Francisco. “Antes da prova, a polícia irá explicar aos ciclistas a melhor forma de deslocamento na rodovia”, diz ele.
A BR-040 hoje é destino tanto de ciclistas amadores como de competidores de alto nível. Em Juiz de Fora, só o grupo Amigos Speedeiros reúne cerca de 40 pessoas semanalmente na rodovia. Já o Clube do Pai mobiliza todos os sábados pelo menos 30 atletas de ritmo forte, que exploram a velocidade da bicicleta na estrada e competem provas nacionais. O evento é, portanto, uma possibilidade para que esse público possa passear e competir de forma segura na via.
O Troféu é ainda uma homenagem a Mário Caruso, ciclista italiano radicado no Brasil e falecido há 3 anos. Em Juiz de Fora, Mário colecionou medalhas e troféus nas década de 1980 e 1990 e passou a cultura para os filhos Giulio e Giuliano. “Desde quando ele pedalava aqui nas décadas de 1950 e 1960, já vinha colaborando com o ciclismo, participava de corridas e passou essa cultura para a família”, conta Giulio, também organizador do evento. “Eu e meu irmão andamos muito de bicicleta, participamos de grupos de ciclistas e o sobrenome ficou forte no esporte”, destaca.
Programe-se
O passeio começa no sábado, às 8h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar. Às 9h será dada a largada dos 25km do pedal de confraternização, em que podem participar atletas de todas as idades. A saída será do Graal (Km 794), sentido rotatória do Aeroporto, faz o retorno, vai até Carretão, retorna e termina no local de partida.
No domingo, os competidores do Troféu Mário Caruso Ciclismo de Estrada irão pedalar 87km. O percurso começa no km 795 (Graal) seguindo até o km 816 (Concer-Pedágio Simão Pereira) pela pista sentido Rio de Janeiro. Depois, os atletas retornam no sentido Juiz de Fora até o km 773 (próximo à empresa Mercedes-Benz) e encerram a prova no Graal.
Segundo o organizador Marcelo Francisco, a prova é de nível 7 de dificuldade. “O trajeto é considerado difícil, com muitas serras. Uma delas possui 14km só de subida, começando em Matias Barbosa e terminando na entrada do Bairro Nova Califórnia. É uma característica do ciclismo de estrada, onde restam apenas os melhores escaladores.”
A organização do evento recomenda a utilização de capacete e luvas. Cada participante deve levar 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Instituto Vitória em Juiz de Fora MG. A entrada para o passeio é gratuita. Já as inscrições para a competição foram encerradas na última sexta (27).
Segurança é a palavra de ordem
Wallace Wichansky, policial rodoviário federal e coordenador do evento na PRF, afirma que, nos últimos anos, é perceptível o aumento do número de ciclistas na BR-040. “Fizemos uma parceria junto aos grupos de ciclistas, Concer e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) justamente para sensibilizar esse público sobre a exposição ao risco ao transitarem por vias de tráfego rápido como a BR e fomentar a ideia de segurança. Muita gente acha que é só usar capacete, luvas e joelheiras. Não é. O risco é imenso.”
O policial cita que andar na faixa de rolamento, como acontece no trecho entre Juiz de Fora e Lima Duarte, por exemplo, é extremamente perigoso em função do tráfego de veículos leves e pesados em alta velocidade. “Não é recomendável que se ande em pista sem acostamento. Quando um caminhão, por exemplo, passa em alta velocidade, o deslocamento da massa de ar pode jogar o ciclista para a direita ou mesmo puxá-lo para baixo do veículo em função do vácuo”, alerta.
Wichansky também destaca que o cruzamento nas vias é outro aspecto que merece atenção redobrada. “É muito perigoso. O ciclista muitas vezes não é visto pelos motoristas. É preciso parar, descer da bicicleta e só atravessar com segurança”.
Segundo ele, a ideia do evento é que a PRF seja uma fomentadora de políticas públicas envolvendo o esporte, nesse caso com foco na segurança do ciclista. “Abraçamos a ideia de prevenir, de sensibilizar sobre os riscos que o ciclista enfrenta nas estradas. Esse projeto será um teste, vamos ver o que vai acontecer. Depois teremos uma reunião conjunta para fazer uma avaliação, pois queremos que o evento entre no calendário da cidade”, diz.
Equipe de apoio
No sábado, para o passeio, que começará às 9h, com saída do Posto Graal, Wichansky conta que um carro regulador de velocidade vai dar o ritmo do pedal, e o bloco de ciclistas vai ocupar a faixa do acostamento e a pista da direita da rodovia. Um grupo de batedores de moto fará um cordão de isolamento em relação à faixa da esquerda, que será liberada ao tráfego de veículos mas com redução de velocidade. Haverá ainda um carro batedor à frente, um cerra fila no final do pelotão de ciclistas e ainda um carro da Concer finalizando o grupo, além de ambulância e carro de apoio de hidratação.
Já no domingo, para o Troféu Mário Caruso de Ciclismo de Estrada, com largada marcada para as 8h, também do Graal, o policial destaca que a estrutura será diferente. Ambas as faixas da BR-040 no trajeto da prova serão fechadas para a circulação de veículos. Wichansky explica que os atletas ficarão na faixa da direita, com carro batedor à frente e cerra fila atrás, e a da esquerda será usada exclusivamente por carros de apoio e de segurança, com batedores de moto fazendo o bloqueio de pontos de interseção da estrada e carros. “Fizemos uma estimativa de média de velocidade de 30km/hora, sendo o pelotão da elite com velocidade um pouco mais alta, de 35km/hora. Nossa estimativa é que por volta de 12h a rodovia esteja totalmente liberada”, afirma.
A Concer informou que, no sábado, durante o percurso dos ciclistas, os usuários poderão trafegar na pista da esquerda, atrás de batedores da prova, a uma velocidade de 20km/h, sem ultrapassá-los. Após o término desse dia de prova, com previsão de duração de 120 minutos, a pista voltará a operar normalmente até às 8h do dia seguinte.
No domingo, a concessionária responsável pela BR-040 aponta que os usuários também poderão trafegar na pista da esquerda, atrás de batedores da prova, a 20 km/h, sem ultrapassá-los. Destaca também que, para evitar retenções no trecho que estará sob operação especial,os motoristas devem acompanhar as condições de tráfego pelos canais de comunicação da rodovia, através da Central de Atendimento (0800-2820040), pelo site (concer.com.br), App Concer, Facebook Concer ou pelo WhatsApp (21) 99724-2655, (21) 97288-3912 e (21) 99784-8115.