Ícone do site Tribuna de Minas

Atacante campeão alemão visa protagonismo com o Aymorés em 2024

PUBLICIDADE

Campeão alemão e 14 anos de futebol europeu. Esse é o currículo de Caiuby, atacante de 35 anos e primeiro reforço anunciado pelo Aymorés para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2024, no dia 8 de abril. Jogador mais experiente do elenco, o atleta conversou com a Tribuna sobre seu período na Alemanha, adaptação ao futebol brasileiro e sobre o que espera encontrar na divisão de acesso estadual pelo clube ubaense.

Caiuby foi revelado em 2006 pela Ferroviária e, a partir dali, rodou pelo futebol paulista, com passagens por São Paulo e Corinthians, até se destacar no São Caetano, no Campeonato Paulista e na Série B de 2008. Pelo Azulão, foram 29 jogos e sete gols marcados. O desempenho no primeiro semestre daquele ano chamou a atenção do Wolfsburg, onde o atleta teve a primeira experiência na Alemanha.

PUBLICIDADE
Caiuby participou de nove jogos da campanha do título (Foto: reprodução/Instagram)

“No começo foi tudo bem novo, porque o brasileiro, até então, nunca falava de futebol alemão. Mas quando surgiu a oportunidade, eu peguei as referências do futebol alemão. Na época, ainda tinha o Josué, o Grafite, e eles me explicaram tudo sobre o clube. Aí eu não pensei duas vezes. No começo, foi um pouco difícil, pela adaptação, cultura, língua, mas depois que você pega ali, você vai embora”, explica Caiuby.

PUBLICIDADE

Na sua primeira temporada no futebol europeu, Caiuby participou da campanha histórica do Wolfsburg que culminou no título alemão da temporada 2008/09. Para o atacante, participar dessa façanha é motivo de orgulho. “É muito difícil ser campeão alemão, ainda mais quando se trata de clubes grandes como o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund que disputam sempre. Ser o patinho feio, que éramos na época, que nunca esteve brigando por título e ser campeão é uma coisa que ficou bem marcada na minha memória”, relata.

Enfrentamento com grandes craques

PUBLICIDADE

Além do Wolfsburg, Caiuby atuou no futebol alemão por Duisburg, Ingolstadt e Augsburg, onde ganhou maior projeção, ao disputar cinco temporadas da Bundesliga, Primeira Divisão da Alemanha, de 2014 a 2018. Na ocasião, o atacante pôde enfrentar grandes jogadores do cenário mundial, como Lewandowski, Schweinsteiger, Lahm, Neuer, Müller, Robben, Ribery, Reus, dentre outros. O jogador entende que chegar nesse patamar do esporte é um privilégio que só é possível obter com muito trabalho.

Caiuby foi titular na derrota para o Bayern, em fevereiro de 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu acho que se você chegar num nível assim, você tem que se sentir privilegiado, mas tem todo um trabalho pra você chegar a esse nível. Sempre trabalhei muito pra jogar esse nível. E você tem que, primeiro, realizar. Chegar a esse lugar, olhar e estar entrando em campo contra esses caras. Os atletas são todos renomados, são todos jogadores de nível altíssimo. E para mim foi um prazer fazer parte, estar nessa história, participar de um campeonato tão forte como é a Bundesliga”, afirma Caiuby.

PUBLICIDADE

Retorno ao Brasil

Após deixar o Augsburg, em dezembro de 2018, Caiuby passou pelo Grasshoppers, da Suíça, retornou ao Ingolstadt e finalizou sua passagem pela Europa no Kavala, da Grécia, em 2022. Desde então, o atleta ficou sem atuar até aparecer a oportunidade de jogar o Campeonato Mineiro deste ano pelo Patrocinense. “Foi um período de readaptação ao futebol brasileiro, porque vivi muito tempo fora e você sofre um pouquinho nessa volta, mas eu estou feliz para caramba”, conta o atacante.

Pelo Patrocinense, foram sete jogos e um gol marcado. Com graves problemas financeiros, a equipe abandou o Campeonato Mineiro e foi rebaixada ao Módulo II de 2025.

Anunciado pelo Aymorés no dia 8 de abril, Caiuby já se sente readaptado ao futebol brasileiro após a disputa da Primeira Divisão estadual. “Já tem quase seis meses que eu voltei a jogar, e acho que não tem mais nada para adaptar. Uma coisa aqui e outra ali a gente tem que aprender de novo com o grupo, porque tem questões que a gente não está acostumado e tem que sempre pegar uma referência com o pessoal para acertar, mas agora acredito que estou bem acostumado”, avalia.

PUBLICIDADE

Expectativa para o Aymorés no Módulo II

O Aymorés está no Grupo A do Módulo II, juntamente com Tupi, Betim, Nacional, Democrata e Valeriodoce. No entendimento de Caiuby, a equipe ubaense terá adversários complicados pela frente. “São equipes bem fortes, que vêm para brigar mesmo. Acredito que não tem ninguém ali que não vai brigar para subir. O campeonato vai ser bem competitivo, todas as equipes vão brigar para subir, e a gente sabe da dificuldade que é. Temos que fazer sempre o nosso trabalho e contar com o azar das equipes”, analisa o atacante.

Caiuby marcou na vitória por 9 a 1 no jogo-treino contra o Guarani (Foto: Felipe Couri)

Caiuby promete para a torcida do Aymorés muita entrega em busca do sonhado acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro. “O empenho de luta e dar o meu melhor no dia a dia, no campo e nos jogos. Para a torcida, eu acredito que esse é o meu primordial, e esperar bastante gols. Espero fazer bastante gols e assistências pra ajudar o time”, projeta o atleta.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile