Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura anuncia elaboração do edital do Bolsa Atleta

bolsa atleta by cmjf

(Foto: Divulgação/CMJF)

PUBLICIDADE

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, para a próxima sexta-feira (31), o início da elaboração do edital para a concessão do Bolsa Atleta. O programa de financiamento foi aprovado pelos vereadores no final do ano passado e passa por discussões finais no Executivo desde fevereiro.

Em fala durante a audiência pública, o secretário de Esporte e Lazer (SEL), Marcelo Matta, garantiu que o edital com os requisitos para entidades e atletas independentes receberem o benefício será elaborado a partir da próxima sexta e que o documento é discutido em conjunto com o Conselho Municipal de Desportos (CMD). O encontro foi solicitado pelos vereadores André Luiz (Republicanos) e Tiago Bonecão (Cidadania).

PUBLICIDADE

O programa foi sancionado no início de 2023 e estipula pagamento de meio a dois salários mínimos para esportistas e entidades de prática esportiva que representam a cidade em competições regionais, estaduais, nacionais ou internacionais.

PUBLICIDADE

O Bolsa Atleta

O programa Bolsa Atleta tem autoria dos vereadores Tiago Bonecão e André Luiz e prevê as possibilidades de pagamentos mensais ou eventuais. O incentivo pode ser concedido pelo prazo de até um ano para custeio da preparação e da realização de competições esportivas ou para pagamento de uma despesa pontual relacionada à prática esportiva. A proposição ainda divide o programa em quatro categorias: individual, destinada a atletas e paratletas; coletiva, para equipes esportivas; técnica, para treinadores e assistentes desportivos; e estudantil, para atletas a nível escolar.

PUBLICIDADE

Pelo texto aprovado inicialmente, o atleta interessado no financiamento esportivo deve residir em Juiz de Fora, não receber salário de entidade de prática desportiva, apresentar resultados obtidos em atividades esportivas nos últimos três anos e apresentar um projeto esportivo na modalidade em que atua, entre outras exigências. Para atletas a nível estudantil, ainda é necessário comprovar matrícula em instituição de ensino pública ou privada e a anuência dos responsáveis, caso tenham menos de 18 anos.

Sair da versão mobile