Por mais um ano, o Uberabinha é o único time juiz-forano a ser convocado para o Conselho Técnico, que acontece nesta quinta-feira (2), às 14h, em Belo Horizonte, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF). No Conselho, que definirá a fórmula de disputa e as datas de início e término do campeonato, a agremiação juiz-forana deve confirmar sua participação no campeonato, conforme o vice-presidente Sérgio Eduardo, o Dudu.
“Vamos propor que o campeonato seja regionalizado na primeira fase. Se jogarmos contra times aqui de perto, diminuiu o gasto. Uberlândia, Montes Claros, por exemplo, são cidades muitos distantes”, avalia Dudu. A preparação do Uberabinha visando ao Campeonato Mineiro começou nesta segunda-feira (27), após angariar jogadores a partir de seletivas. Segundo Dudu, esse ano os atletas possuem mais qualidade individual. “Queremos subir para a primeira divisão. Nos últimos anos, foi o nível técnico dos jogadores que nos fez subir. Pretendemos montar em 2023 uma equipe mais coesa, compacta. E também com muito treinamento, porque a evolução parte das atividades. É procurar melhorar, diversificar os trabalhos e lapidar melhor os garotos”, propõe o vice.
Sobre ser a única equipe juiz-forana que provavelmente disputará a competição, Dudu lamenta a falta de jogos do Mineiro na cidade, mas entende que pode montar um time mais competitivo. “Temos que ver se o Sport vai jogar o Carioca, porque ano passado jogou (em parceria com o Barra Mansa) e os bons jogadores da cidade se dividiram entre Uberabinha e o Sport. Mas não tiver concorrência, dá para o Uberabinha montar um time muito forte”, avalia.
Situação do Sport
Em entrevista recente à Tribuna, o presidente do Sport, Dudinha, afirmou que a equipe iria disputar o Campeonato Mineiro e Carioca (previsto somente para agosto) neste ano nas categorias sub-15 e sub-17. Questionado pela reportagem sobre o motivo do nome do clube não constar no Conselho Técnico, o presidente afirma que “o Sport aguarda alternativas para poder disputar o Campeonato Mineiro, através de alguns parceiros. A intenção é jogar.”
A reportagem procurou a Federação Mineira de Futebol (FMF), que afirmou a impossibilidade do Sport participar da competição após o Conselho Técnico. “O que pode acontecer é o clube fazer contato, preencher os requisitos da Federação que estão no edital, e no Conselho, haver uma votação, no qual o clube pode ser aprovado pelos demais para participar. Depois disso, não há mais possibilidade”, diz a entidade.