Líder do Campeonato Brasileiro com 40 pontos conquistados, o Botafogo recebe o Cruzeiro neste sábado (27), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada. O Glorioso vem de empate por 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbis, e precisa ganhar para seguir na ponta da tabela de classificação. Já a Raposa vem de triunfo de 2 a 0 sobre o Juventude em Minas Gerais, soma 32 pontos e quer encostar na briga pela liderança.
Artur Jorge, técnico do Botafogo, quer sua equipe fazendo um segundo turno melhor do que o primeiro. “Se quisermos estar na primeira posição ao fim do campeonato temos que entender que teremos uma sequência complicada. São jogos extremamente difíceis, competitivos, que nos obrigam uma grande entrega, física e mental, capacidade de superação e desempenho. Contra o Cruzeiro não será diferente e sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades pela qualidade de nosso adversário”, disse ele.
Para este compromisso Artur Jorge tem problemas para escalar o time. Isso porque, além de Eduardo e Júnior Santos, que operaram recentemente, o comandante perdeu o lateral-esquerdo Cuiabano e o volante Marlon Freitas, que cumprem suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo. Marçal assume a lateral e Allan deve ganhar uma oportunidade no meio-de-campo.
Pelo lado do Cruzeiro, Fernando Seabra, treinador do time, espera sua equipe com atitude. “Mesmo jogando em casa ou fora queremos sempre o mesmo posicionamento, ou seja, ter a bola sempre mais perto do gol adversário do que do nosso gol”, disse o treinador cruzeirense, que esta semana viu vazarem áudios de Pedro Lourenço, dono da SAF do clube, cobrando a sua escalação.
O Cruzeiro terá mudanças nesta partida. Na zaga, Zé Ivaldo suspenso dá a vaga a Jonathan Jesus. Álvaro Barreal retorna de suspensão na criação de jogadas e vai comandar o setor, deixando Matheus Henrique como opção no banco.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram logo na estreia na competição, no Mineirão. Em um duelo muito disputado, naquela ocasião, o Cruzeiro fez prevalecer o fator campo e ganhou por 3 a 2. Lucas Silva, Rafael Silva e Rafael Elias fizeram os gols da Raposa, enquanto Tiquinho Soares e Danilo Barbosa descontaram para o Glorioso.
Confira todos os detalhes de Botafogo x Cruzeiro
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de julho de 2024 (Sábado)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
ONDE ASSISTIR: TV Globo e Premiere
BOTAFOGO: John, Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza e Marçal; Danilo Barbosa, Allan e Tchê Tchê; Luiz Henrique, Igor Jesus e Jefferson Savarino. Técnico: Artur Jorge.
CRUZEIRO: Cássio, William, Jonathan Jesus, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Álvaro Barreal; Matheus Pereira, Lautaro Díaz e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.