Ícone do site Tribuna de Minas

Piloto juiz-forano se destaca no Campeonato Mineiro de Marcas e Pilotos 1.4

marcelo mendes
PUBLICIDADE

A paixão pelo automobilismo antecede até mesmo o asfalto. Foi nas trilhas de terra e barro que Marcelo Mendes começou sua paixão. Com 8 anos de idade, ele começou a se interessar pelo universo automobilístico. O pai, Paulo Mendes, gostava de andar de jipe aos fins de semana com os amigos e o levava junto. “Ele já me ensinava a dirigir nas trilhas”, lembra Marcelo. E não demorou até que o jovem passasse a torcer pelo pai em corridas, com certa regularidade, como o Ibitipoca Off Road – evento tradicional no país, realizado entre Juiz de Fora, Lima Duarte e o distrito de Conceição do Ibitipoca, no qual o pai e o próprio Marcelo já foram campeões.

Logo após o piloto tirar a carteira de habilitação, começou a correr com regularidade nos rallys da região, trilhando uma carreira com títulos de peso em grandes competições. Em 2007, Marcelo entrou na Mitsubishi Cup; nos anos seguintes, 2008, 2009 e 2010, correu no Campeonato Brasileiro de Rally e ganhou uma etapa do Rally Internacional de Erechim, um dos mais famosos do país; na temporada seguinte, Marcelo foi campeão da Mitsubishi Cup, na categoria Tr4Er light; 2012, campeão na categoria L200 Er Master; um ano depois, na categoria L200 RS; e em 2014 e 2015, vice-campeão na categoria L200 RS, além de ter disputado o Rally dos Sertões, como piloto oficial de fábrica da Suzuki.

Rafael e Marcelo representam JF no automobilismo, com o corsa que cruzou a linha de chegada do estadual quatro vezes na frente dos demais concorrentes da categoria (Foto: Pedro Moysés)

“Foi aí que comecei a correr no asfalto”

Marcelo avalia com positividade a recente inauguração do Autódromo de Potenza, em Lima Duarte, e acredita que a pista trará eventos de nível nacional para a região. “Aqui existem muitos talentos, mas temos uma grande dificuldade na área de patrocínio”, desabafou o piloto.

PUBLICIDADE

E foi justamente com o início das atividades no Potenza que Marcelo conheceu o preparador de uma oficina juiz-forana, a RT Racing, e trocou os pneus lameiros de trilha pelos de asfalto. “Aqui em Lima Duarte, fiquei conhecendo o Rafael Tristão, que é o preparador dos corsas da equipe. Foi aí que comecei a correr no asfalto” contou Marcelo à Tribuna.

Foi só a primeira etapa

Na etapa inicial do Campeonato Mineiro de Marcas e Pilotos 1.4, realizada em Curvelo (MG), 26 carros dividiram-se entre as categorias A e B, que aconteceram concomitantemente na pista. Na sua estreia no asfalto, Marcelo, logo na primeira corrida, largou da 6ª colocação e chegou em 5º lugar geral e como líder da categoria B, um feito que chamou a atenção por se tratar de uma estreia. Mas Marcelo foi além. Nas segunda, terceira e quarta corridas da etapa, o piloto repetiu o 5º lugar geral e também a ponta na categoria B. Foram quatro primeiros lugares em quatro corridas.

Além de Marcelo, outro juiz-forano da equipe também garantiu pódio: Ricardo Marliere conquistou o 3º lugar em uma das corridas da categoria B. “Tivemos muitos aprendizados nessa primeira experiência. Acredito que ainda vamos melhorar muito”, comemorou Marcelo.

PUBLICIDADE

Próximas corridas

O piloto juiz-forano agora se prepara, junto de sua equipe RT Racing, para participar da segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em Goiânia, no dia 3 de julho. Em seguida, os pilotos retomam os treinos para a segunda etapa do Campeonato Mineiro, que dessa vez será disputada “em casa”: as corridas vão acontecer nos dias 31 de julho e 1º de agosto no Autódromo Potenza.

Um ninho de talentos

Em 1998 surgiu a RT Racing, fruto de uma paixão herdada da família de Rafael Tristão. Focada na montagem de motores e carros de corrida, a oficina deu seus primeiros passos na garagem da casa dos pais de Rafael, no Parque Guarani. O preparador e dono da oficina lembra que, na época, os eventos de automobilismo em Juiz de Fora eram escassos. “Em nossa cidade, eram arrancadas organizadas na rua. Por algum tempo ficaram suspensas, mas depois voltaram a acontecer no aeroporto Dr. Saulo Villela” lembra o preparador.

PUBLICIDADE

Depois de alguns cursos de preparação e acertos, a oficina ganhou um local próprio e Rafael pôde se dedicar à preparação de carros de pista. “Durante alguns anos, ajudei na organização de eventos de arrancada na cidade, mas a paixão sempre foi por carros de circuito”.

Com a inauguração de um autódromo na região, o nível das competições aumentou, e abriu-se espaço para novos pilotos. “É um investimento que, além de trazer mais segurança, amplia as modalidades do esporte e traz novos pilotos para a região. Podemos citar alguns nomes de grande importância para o automobilismo em JF como o Marcelo Mendes, piloto de rally de velocidade, mas que agora se mostra com grande potencial no asfalto também; Luiz Guilherme Filgueiras e o filho Gustavo Filgueiras, pilotos da turismo nacional e turismo 1.4; Newton Pestana Jr, de kart, Bruno Correia, de track day e rally de velocidade; e estreando os irmãos Ricardo Marliere e Rodrigo Marliere, que já estão dando trabalho aos veteranos, além de outros.” elencou Rafael.

Hoje a equipe já conta com 13 carros da categoria turismo 1.4 – de carroceria liberada, desde que a mecânica seja GM 1.4 -, e já visam outros horizontes para além das pistas de corrida. “Aos interessados, ainda temos carros prontos para venda, para alugar e em breve uma escolinha para formação de novos pilotos coordenada por Marcelo Mendes.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile