Agora em lados opostos, o treinador do Tupynambás, Rafael Novaes, e o técnico do Tupi, Flávio Tinoco, já trabalharam juntos quando eram jogadores. Os dois foram contemporâneos nas categorias de base do Fluminense, no final da década de 1990. Na semana final de preparação para o Módulo II – que começa no sábado (29) justamente com o clássico Tu-Tu -, os agora adversários falaram à Tribuna sobre o período em que eram companheiros na base tricolor.
Os dois foram contemporâneos no Fluminense no final da década de 1990, pela categoria sub-17, como lembra o atual comandante do Baeta. “O Tinoco é um cara bem tranquilo, sempre foi um líder. Ele era zagueiro, mas jogava muito bem lá atrás, com muita técnica”, relata Novaes, que era atacante.
“Somos amigos e temos contato até hoje. Ainda como atletas, tivemos muitos confrontos em treinamento. Agora, como treinadores, esperamos proporcionar um belo espetáculo, com um jogo bem disputado e bom de se ver”, projeta Tinoco.
Segundo o técnico do Tupynambás, os dois mantêm conversas regulares, o que será interrompido momentaneamente com o clássico no calendário. “Sempre ligamos um para o outro pedindo alguma opinião. Há pouco tempo, conversamos a respeito do clássico. Mas, agora, é cada um defendendo o seu. Eu tenho o máximo respeito por ele, e certamente ele me respeita. Que no dia 29 vença o melhor”, diz.
Estreia com clássico
Baeta e Galo Carijó estreiam já em ritmo de clássico no sábado, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 15h30. Rafael Novaes é natural de Juiz de Fora e acumula passagens por Villa Real e Tupi. Conhecedor da rivalidade, o treinador conta que trabalha a história do clássico com os jogadores com frequência. “Eu falo isso com os atletas. Já estive do outro lado, sou da cidade (…). Tento passar para os atletas a importância que é o clássico. Muitos chegam de fora e não conhecem a história do clássico. Toda semana tento transmitir a rivalidade a eles”, explica o técnico.
LEIA MAIS
Já Flávio Tinoco também demonstra otimismo com o clássico. De acordo com ele, o elenco está mobilizado para buscar a vitória na estreia do Mineiro. “A concentração é total, tivemos uma preparação muito bem planejada, estamos mobilizados e concentrados para colocarmos em prática tudo que temos treinado”, afirma.