
Os juiz-foranos Antônio Inácio, Bruno Oliveira, Valdiney de Souza e André Santos disputam, em Barueri (SP), pela equipe Nova União IJJ, o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, que começa hoje e vai até domingo. “É o maior campeonato do Brasil, e, como o jiu jitsu é bem trabalhado no país, ele costuma ser mais difícil, às vezes, até que o Mundial”, explicou Inácio, 35 anos, faixa preta e inscrito na categoria meio-pesado master da competição.
O lutador, que estreia no sábado é um dos destaques da equipe, já tendo conquistado neste mês o título da Copa Sul-América de Outono, realizada no Rio de Janeiro, é apontado como um dos favoritos ao ouro. “Sou um dos cabeças de chave, estava nos Estados Unidos há três meses e agora estou focado com tudo para ser campeão”.
Apesar da confiança, Inácio ainda busca recursos para a estadia em um hotel e alimentação durante os quatro dias que pretende ficar na cidade paulista. O juiz-forano decidiu rifar um de seus kimonos para garantir a participação. Segundo Inácio, ainda são necessários R$ 300 para a confirmação.
O Brasileiro será realizado em formato de mata-mata, rotineiro aos lutadores. Para um lugar no pódio, no caso de Inácio, por exemplo, o participante terá que vencer quatro duelos, chegando às semifinais, sistema de disputa que não permite desatenções. “Temos que estar com a cabeça bem focada para evitar qualquer erro, que pode ser fatal. Você precisa estar preparado para fazer seis lutas, então tem que apresentar um condicionamento físico acima do normal”.