Ícone do site Tribuna de Minas

‘A um passo do profissional’: Sport dá início à formação da equipe sub-20

PUBLICIDADE

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (27), o Sport Club Juiz de Fora apresentou a comissão técnica e o elenco que inicialmente vai integrar o grupo sub-20 de futebol de campo. O primeiro treinamento aconteceu logo após a coletiva, no campo de society da agremiação. A intenção do Sport neste ano é realizar seletivas para angariar novos atletas e disputar campeonatos regionais para que, ainda em 2023, possa formar uma equipe competitiva para disputar o Campeonato Mineiro da categoria no próximo ano.

No momento, a comissão técnica será formada por três profissionais. O técnico será Claudinei Clementino, que possui passagens como auxiliar técnico por União de Mogi-SP, Taubaté-SP, São José-SP, Madureira-RJ e Nova Iguaçu-RJ. O auxiliar será Arthur Becker, o qual já integrou a base da escolinha do Tupi. Já o gerente de futebol e coordenador técnico será Weverton de Araújo. Ele garante que responsáveis por outras áreas ainda serão apresentados. “Cada um vai estar na sua área. Estamos em busca de treinador de goleiros, preparador físico, analista de desempenho. Queremos ter tudo certo para realmente fazer diferente.” Pelo grupo ainda estar em processo de formação, podendo haver substituições, os nomes dos atletas não foram divulgados à imprensa.

PUBLICIDADE

Segundo o técnico Claudinei Clementino, o treinamento com os atletas sub-20 será rigoroso. “Jogadores chegam cheio de vício. (…) vamos procurar fazer um trabalho diferente. Vejo que a base em Juiz de Fora poderia estar melhor se tivesse caminhado pelo mesmo lado. Mas não, se divide muito, acaba criando uma rivalidade que não leva a lugar nenhum, o desenvolvimento do atleta não sai. Poderíamos formar um sub-20 só de alto nível, mas vamos começar lá embaixo, só que a culpa não é deles (jogadores). É lá atrás, dos treinadores que não deram uma base ideal para chegar nos juniores”, acredita.

PUBLICIDADE

Para o diretor de marketing do clube, Alisson Origem, o momento é de ter pés no chão por ser um início de trabalho. “Como todos os projetos aqui do clube, o sub-20 será inovador. Mas tudo leva tempo. Não tínhamos essa categoria, primeiro estamos lançando para ver junto aos treinadores o nível técnico dos atletas. Esse ano ainda não vamos disputar do Mineiro porque está muito em cima. Mas estamos nos preparando, vamos criar a base do time e viabilizar campeonatos regionais e partidas amistosas. Aguardaremos os calendários para dar seguimento”, explica.

Mesmo que haja a concordância interna sobre a necessidade de o trabalho ser realizado passo a passo, o presidente do clube, João Pereira de Almeida, o Dudinha, enxerga que os garotos podem alçar voos ainda maiores. “Isso aqui é um passo para o profissional. Qualquer jogador que despontar aqui, já pode ser utilizado no profissional do Tupynambás, nosso parceiro”, antecipa.

PUBLICIDADE
Projeto para estruturação da equipe sub-20 foi divulgado à imprensa na tarde desta segunda (Foto: Davi Sampaio)

Estruturação

Para que a equipe sub-20 se torne competitiva, o Sport disponibilizará a estrutura completa para os jogadores, conforme afirma o gerente de futebol Weverton de Araújo. “O Sport tem muitos sócios, então às vezes o espaço está ocupado. Vamos fazer um cronograma para usar tudo da maneira correta para ajudar os meninos. Utilizaremos a academia do clube, que é terceirizada, mas faremos parceria. Estou procurando um fisiologista para acompanhar os garotos. Faremos testes de força, o sub-20 é quase um profissional, precisa estar em um nível alto”, analisa. A intenção do Sport é realizar quatro treinos semanais no campo, além de trabalhos na academia e na piscina.

Além de toda sede social da agremiação, o clube vai buscar por outros locais de treinamento. “Estamos à procura de campos para nos dar suporte. O do Sport é dividido para todos, escolinha e as outras equipes, e o sub-20 precisa de uma preocupação maior. Vamos em busca de várias parcerias”, planeja Weverton.

PUBLICIDADE

A intenção do gerente é realizar peneiras e trazer atletas de fora da cidade, para que o nível do elenco seja suficiente para a disputa do Campeonato Mineiro no ano que vem. “Primeiro é montar uma equipe competitiva, testá-la, para começarmos. Nosso grupo está iniciando, hoje mais da metade tem 18 anos. Vamos buscar atletas mais experientes, rodados. Queremos analisar outros jogadores, já temos quatro atletas de Três Rios e vamos buscar em outras regiões para. Queremos um grupo com 30 atletas, e para um entrar, o outro vai ter que sair”, declara.

Sair da versão mobile