Multicampeã de corridas do ranking juiz-forano e nas provas da região, a mercesana Amanda Oliveira (Zaap/Sicoob Guaranicred/Nutrimais), 22 anos, desembarcou no Canadá nessa quinta-feira (27), onde disputa, na cidade de Victoria, o Pan-Americano de Cross Country pela seleção brasileira. A competição ocorre no sábado (29), e a atleta radicada em Juiz de Fora irá se apresentar na prova de 10km.
“O meu objetivo é dar o meu melhor, trabalhar a mente e o corpo, pois é uma prova desafiadora, aonde se encontram vários tipos de terrenos, lama, morro, grama e obstáculos”, conta Amanda à Tribuna, minutos após desembarcar no Canadá. “Acabei de chegar e está bastante frio”, relatou.
Amanda já acumula experiências no exterior e também não fará sua estreia com a camiseta do Brasil em um torneio oficial. “Essa é a minha terceira competição fora do país. A primeira foi uma meia maratona na Argentina e no ano passado fiz minha segunda, o Sul-Americano no Equador, quando também representei a seleção brasileira”, relembra a campeã do ranking local.
A vaga da atleta foi conquistada em janeiro, com a terceira colocação na prova de 10km da Copa Brasil Caixa de Cross Country, realizada em Serra (ES). Nesta ocasião, ela atuou representando também a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além da atleta de Mercês (MG), o Brasil também contará com as corredoras Tatiane Raquel da Silva (Ipec-PR) e Graziele Zarri (Pinheiros-SP) nos 10km. “Fico muito orgulhosa de mim mesma. Só de chegar aqui já me sinto vitoriosa por estar entre as três melhores do Brasil”, destaca Amanda.
Time Brasil
Doze atletas defendem o Brasil no evento. Além do trio feminino nos 10km, Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA-SP), Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP) e Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ) irão buscar o pódio na mesma prova, mas no naipe masculino. Nos 6km sub-20, atuam Nubia de Oliveira Silva (AASF-BA), Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) e Mirelle Leite da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE). Já nos 8km sub-20 entram em cena Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT), Eduardo Bandeira Baltazar (Ascort-RS) e Vitor de Oliveira da Silva (Fecam-PR).