Ícone do site Tribuna de Minas

Tupi inicia preparação final para disputa da Copa São Paulo de Juniores

tupi sub 20 by fernando priamo
Na volta da folga de Natal, jogadores fizeram treinos físicos sob forte calor em Santa Terezinha (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Após folga natalina entre terça (24) e quarta-feira (25), o Tupi sub-20 iniciou, nesta quinta (26), a última semana de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tal período será utilizado para aprimorar aspectos táticos do Carijó, conforme a organização e os comportamentos do Bahia, adversário de estreia, em 3 de janeiro, às 15h15, em Indaiatuba (SP), em confronto válido pelo Grupo 13. Primavera (SP) e XV de Piracicaba (SP) abrirão a chave também em 3 de janeiro, mas às 13h. Embora haja dificuldades para agendar jogos-treinos, a expectativa é disputar ainda dois amistosos preparatórios. A delegação viajará para o interior paulista em 2 de janeiro, meia-noite, com previsão de chegada às 9h.

O técnico Wesley Assis avalia como positiva a estreia logo contra o favorito da chave, uma vez que o Alvinegro de Santa Terezinha entrará em campo sem qualquer desgaste. “Os atletas estão todos 100% fisicamente para a estreia. Não há desgaste psicológico. Por exemplo: enfrentar o Bahia no último jogo precisando vencer por um ou dois gols implicaria em todo um desgaste psicológico. Não teremos isso. Além disso, não temos desfalque por suspensão. Neste sentido, é importante enfrentar o Bahia no primeiro jogo, porque chegamos 100%.” Conforme Assis, o objetivo do Carijó no torneio é manter a competitividade que o levou ao vice-campeonato mineiro. “Pretendemos estrear bem dentro da estratégia que estamos traçando. Nos últimos sete dias, faremos trabalhos dentro do contexto da equipe do Bahia. Todos os trabalhos de campo serão voltados para o contexto de como o Bahia atua, pontos fortes, bola parada etc.”

PUBLICIDADE

Até 1º de janeiro, o Tupi completará 40 sessões de treinamento desde o início da intertemporada. No período, o Galinho enfrentou a equipe B dos profissionais do Tupynambás, com resultado de 0 a 0; um selecionado de Juiz de Fora, em duas ocasiões, com vitória por 2 a 0 e empate por 1 a 1; a Next Academy, com goleada por 7 a 1; e, por fim, o combinado dos atletas selecionados em peneira do próprio Tupi para a equipe profissional, cujo placar foi também de 2 a 0 para o sub-20. “Já vínhamos trabalhando no Mineiro, no qual fomos vice-campeões. Após o Estadual, demos uma folga de seis semanas aos atletas. Estamos tentando marcar amistosos em Juiz de Fora. Temos dificuldades para sair, porque vamos ter alguns custos a assumir em São Paulo”, relata André Luiz Silva do Nascimento, consultor de futebol do Tupi. Neste sábado (28), novo jogo-treino contra os selecionáveis da peneira para a equipe profissional carijó será disputado.

PUBLICIDADE

Conforme Wesley, além de sessões táticas de treinamento visando ao Bahia, a preparação final incluirá trabalhos técnicos e de bola parada, bem como a parte psicológica do grupo, uma vez que a média de idade do plantel em relação àquele vice-campeão estadual caiu. “A nossa equipe ainda precisa evoluir um pouco, esperamos que nestes sete dias a gente consiga avançar um pouco mais para estrear em uma condição melhor contra o Bahia”, ressalta. “Muitos dos nossos atletas jogarão a competição pela primeira vez. Tivemos a perda de nove jogadores e chegaram outros novos. A média de idade diminuiu, e isso reflete diretamente na maturidade da equipe. Este é o ponto chave para a gente trabalhar nesses sete dias. (…) Temos em contrapartida um grupo muito trabalhador e determinado, que tem totais condições de fazer três ótimos jogos e sair de campo no dia 9 de janeiro com a classificação.”

Apenas quatro titulares remanescentes

Dos titulares da campanha do Campeonato Mineiro Sub-20, deixaram o Tupi o lateral-direito Pablo, o zagueiro Matheus Mega, os meio-campistas Izaias, Pedro Henrique, Cleitinho e Gabriel Tchó Tchó, e, por fim, os atacantes Samuel Cazares e Washington. Apesar das saídas, André Luiz confia na manutenção de boa base, como o goleiro Davyd, o zagueiro Pedro Romano, o lateral-esquerdo Jordan Kaíque, o meio-campista Max e os atacantes Neném e Patrick. Além disso, continuam o volante João Marcos e os atacantes Gustavo e Pedro Lolote, titulares em determinadas ocasiões na reta final do certame estadual, e Luiz Fernando, titular que, lesionado, perdeu a condição.

PUBLICIDADE

“Perdemos alguns atletas 1999, cinco titulares. Mas continuamos com uma base boa, porque sempre gosto de trabalhar com atletas de primeiro ano (das categorias). Da equipe vice-campeã do Mineiro, tínhamos seis atletas com idade de Copa São Paulo. Já tínhamos alguns no elenco nascidos em 2000 e 2001. Tivemos mudanças, sim, porque os atletas 1999 que perdemos são mais acostumados a jogar contra equipes grandes, mas está indo para São Paulo um grupo forte, que pode fazer uma ótima campanha”, conclui André Luiz. Terão condições de jogo na Copinha apenas jovens nascidos entre 2000 e 2004. Até 25 de novembro, o Tupi poderia inscrever 30 atletas, conforme o regulamento.

Questionado sobre os substitutos dos titulares, Wesley afirma que os 11 serão definidos apenas às vésperas da estreia. “Alguns atletas, em determinadas posições, chegaram depois, mas a base é de jogadores que permaneceram da campanha do Campeonato Mineiro. O Davyd, o Jordan, o Pedro Romano e o Neném permanecem, e os sete que entraram são atletas que já estavam no grupo no ano passado, mas que não jogaram tanto. Há ainda outros que voltaram de lesão (Luiz Fernando) ou, então, que chegaram de fora. Mas a equipe não está 100% definida.” Além do confronto diante dos atletas selecionados na seletiva do Alvinegro de Santa Terezinha, o Galinho trabalha para enfrentar ainda outro adversário, a ser definido, na próxima semana.

PUBLICIDADE

Custos
Conforme o parágrafo 3º do artigo 28 do regulamento, “cada delegação deverá ser constituída, no máximo, por 25 pessoas. Os demais integrantes da delegação arcarão com todas as despesas inerentes. De acordo com André Luiz, o Tupi está levando, inicialmente, para Indaiatuba, 28 pessoas. “A Federação Paulista de Futebol (FPF) arca com a hospedagem, alimentação e transporte interno de delegação com 25 pessoas. A ida do Tupi até Indaiatuba vai ser arcada por nós, e só. Agora, se o Tupi for para lá com 28, 29, 30 pessoas, tem que arcar com os excedentes. Inicialmente, estamos indo com 28 pessoas.”

Errata: ao contrário do inicialmente informado, os jogadores Izaias e Thales não estão mais no elenco do Tupi sub-20; permanecem no plantel Gustavo e João Marcos. Luiz Fernando volta de lesão, em vez de Thales, como anteriormente registrado na matéria. A reportagem foi corrigida às 22h04 desta sexta-feira (27).

Sair da versão mobile