Ícone do site Tribuna de Minas

Flamenguistas ganham a campanha ‘Minha Torcida é a Maior’

minha torcida e a maior
PUBLICIDADE

A torcida flamenguista, considerada a maior do Brasil, também foi a maior na campanha “Minha Torcida é a Maior”, que também mobilizou a torcida dos times cariocas Botafogo, Fluminense e Vasco a doarem sangue para a Fundação Hemominas. Os doadores rubro-negros representaram 53% do número total de doações em nome da campanha, a vascaína, 24%, a alvinegra, 17%, e tricolor, 6%.

A iniciativa, que faz parte do projeto de conclusão de curso das alunas de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ayane Martins e Bárbara Merotto, tinha como objetivo se beneficiar da competitividade entre as equipes e mobilizar os torcedores a doarem sangue. A ideia era que os torcedores comparecessem ao hemocentro para doar em nome da campanha, informando qual era seu time do coração.

PUBLICIDADE

Para Bárbara, o que inicialmente seria para fins de análise, se tornou uma causa maior. “A princípio queríamos analisar apenas a capacidade das redes sociais de influenciar o torcedor a se tornar um doador. Ao final da campanha estávamos tão envolvidas de ter contribuído não só para quem recebeu a doação, mas com aqueles que se motivaram com a causa, que também fomos motivadas a continuar o projeto para além do TCC, e ano que vem repetir a campanha”, avalia.

PUBLICIDADE

A campanha foi lançada no dia 6 de outubro, um sábado, e terminou no último domingo (25), considerado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Segundo o setor de captação do Hemominas, ao todo, 53 doadores participaram da ação, somando aproximadamente 23 litros de sangue, que beneficiam cerca de 200 pessoas. Conforme o setor de captação da fundação, durante toda a semana haverá ações voltadas para a captação de novos doadores, o que é fundamental para a manutenção diária das transfusões de sangue.

“Embora sejam necessárias, em média, 160 doações para manter o fluxo de doações diárias, cerca de 110 doadores comparecem, por dia, ao hemocentro. Portanto, campanhas que visem o aumento de estoque do banco de sangue são essenciais para a fundação”, comentou Cláudia Lana, assistente social do setor de captação.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile