Ícone do site Tribuna de Minas

Bom Pastor busca classificação inédita à final do Mineiro de futsal

Futsal feminino Bom Pastor Fernanda Ildefonso 2
Equipe do Bom Pastor entra em quadra nesta sexta, às 20h, e no domingo, às 9h (Foto: Fernanda Ildefonso)
PUBLICIDADE

O Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos recebe, entre esta sexta-feira (27) e domingo, o triangular válido pela semifinal do Campeonato Mineiro de Futsal Feminino, entre as equipes do Clube Bom Pastor, Sociedade Esportiva Praminas, de Pará de Minas, e Associação Esportiva Futminas, de Nova Serrana. O Bom Pastor entra em quadra nesta sexta, às 20h, contra o Praminas, e no domingo, às 9h, enfrenta o Futminas. Todos os jogos terão entrada gratuita, e o time juiz-forano realizará a transmissão das partidas por meio do Instagram oficial @buscapefutsalfeminino.

O Bom Pastor, que participa pela primeira vez do Campeonato Mineiro de Futsal Feminino, se prepara desde o início do ano visando a participação na competição estadual. Técnico da equipe, Jean Albuquerque, destaca que os treinamentos estão sendo muito positivos, apesar das jogadoras não poderem se dedicar exclusivamente à modalidade. Todas conciliam as atividades com compromissos fora do esporte. “A preparação tem sido da melhor forma possível. A gente tem uma dificuldade grande porque as meninas trabalham, então as vezes não é possível ter todas presentes nos treinos, mas a preparação tem sido feita da melhor maneira possível dentro da nossa realidade. As meninas estão bem focadas, concentradas no que tem que fazer, com a expectativa muito boa de poder classificar”, afirma o treinador.

PUBLICIDADE

Mesmo considerando a boa preparação, Jean afirma que, neste momento, o foco do Bom Pastor está na classificação para o quadrangular final, e não em um possível título estadual inédito para Juiz de Fora. “Não estamos pensando nisso (em ser campeão) agora. Primeiro, nosso foco é classificar para final, que já vai ser muito importante para nós, e para Juiz de Fora vai ser uma classificação inédita. Juiz de Fora só disputou o Campeonato Mineiro de Futsal Feminino duas vezes. A primeira foi em 2017 com o Tupi Futsal e agora com o com o Bom Pastor. Na época, o Tupi Futsal chegou à semifinal, mas não avançou. Então, se a gente conseguir classificar para a final já é inédito para a cidade. Vamos buscar primeiro essa classificação e chegando à final, a gente começa a pensar na possibilidade de título”, diz Albuquerque.

PUBLICIDADE

A goleira e capitã do Bom Pastor, Renata Chaves, ressalta que para conseguir um bom resultado no Campeonato Mineiro a equipe deve manter uma comunicação constante dentro de quadra. Além disso, Renata explica como pode contribuir com sua liderança para o time durante as partidas. “Eu procuro sempre orientar as meninas. A boa comunicação é fundamental para uma defesa e ataque de qualidade. O entrosamento com elas é alto, então só do jeito de falar elas já sabem como se posicionar em quadra, principalmente na marcação, e o incentivo para manter a equipe motivada e concentrada é muito importante e eu procuro entregar o melhor para equipe”, destaca.

Leia mais notícias de Esportes aqui.

PUBLICIDADE

Jogo em casa

Renata também entende que Juiz de Fora sediar o triangular é muito importante para o Bom Pastor. “Jogar em casa é muito motivante para nós. Ter o apoio da torcida, de nossas famílias e jogar onde já sabemos como funciona, com certeza, dá um gás a mais.” Jean complementa, chamando a população para comparecer ao Ginásio Municipal e acompanhar os jogos de sua equipe. “Vale a pena assistir os jogos, torcer por elas, porque é muito importante conseguirmos chegar à final. Chegar na semifinal já é difícil e muito importante, mas se a gente conseguir esse degrauzinho a mais, que é estar entre as quatro melhores do estado, seria mais importante ainda.”

PUBLICIDADE

Campeonato

A fase classificatória do Campeonato Mineiro de Futsal Feminino é composta por seis equipes, divididas em duas chaves com três time cada. As duas melhores equipes de cada um dos grupos se classificam para o quadrangular final. O primeiro, sediado em Uberlândia, teve seus jogos disputados entre os dias 13 e 15 de outubro. Praia/Futel, com quatro pontos, e Bocaiúva, com três, avançaram à fase final. O quadrangular decisivo ainda não possui data e sede definida. A equipe com melhor campanha nas semifinais terá a preferência na escolha do local. Caso duas ou mais equipes estejam empatadas em pontos, a decisão sobre a sede será da Federação Mineira de Futsal.

*Vinícius Soares, estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile