Ícone do site Tribuna de Minas

Diante de 1.263 torcedores, JF Vôlei perde para o Monte Carmelo e se complica no Mineiro

PUBLICIDADE

Diante de 1.263 pessoas, o JF Vôlei perdeu para o Monte Carmelo por 3 sets a 1 (parciais de 25/18, 30/32, 21/25 e 15/25), na noite desta sexta-feira (26), no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. Desatenta, a equipe de casa deixou escapar uma vantagem de 8/2 no terceiro set e se complicou no Campeonato Mineiro.

PUBLICIDADE

A situação juiz-forana ficou difícil porque o Monte Carmelo, adversário direto na briga pelas semifinais, chegou a sete pontos, enquanto o JF Vôlei estacionou em cinco. O time do Triângulo Mimeiro ainda enfrenta o Praia Clube e o Araguari, enquanto o clube de Juiz de Fora só tem mais um jogo, contra o Montes Claros. Sada Cruzeiro, Praia Clube e Itambé Minas já estão praticamente classificados.

Escalações

O técnico André Silva escalou o JF Vôlei com os ponteiros Fernando Pires e Ruiz, os centrais Falcão e Pilan, o oposto Wesleen, o levantador Bittar e o líbero Caio.

Já o treinador Victor Despindola começou com os ponteiros Lima e Daniel, os centrais AB e Thalles, o oposto Hisham, o levantador Cesinha e o líbero Wallace.

PUBLICIDADE

Tranquilidade do JF Vôlei no primeiro set

O JF Vôlei começou o primeiro set com um ponto de ataque na diagonal de Fernando Pires, seguido de ace de Pilan: 2/0. Com seguidos erros do Monte Carmelo, o time da casa abriu 6/2, no momento em que o técnico Victor Despindola. Com a vantagem construída, o JF Vôlei tinha calma e virava as bolas, além de aproveitar alguns contra-ataques. Em um deles, Wesleen, em bola longe da rede, explorou o bloqueio: 10/6.

PUBLICIDADE

No ponto de 14/9, foi a vez de Bittar fazer um ace em saque flutuante, para mais um pedido de tempo do Monte Carmelo. Com a entrada do camisa 1 André no time visitante, o jogo igualou. Ele fez dois pontos de saque seguidos e a vantagem diminuiu para 14/12. Caprichando no contra-ataque, o JF Vôlei voltou a abrir 16/12 em pancada na diagonal de Wesleen, que estava muito bem no set.

Além de Wesleen, Pilan conseguia virar todas as bolas de meio de rede, mantendo a vantagem entre quatro e seis pontos. No 23/17, ace de Pilan. Já no ponto do jogo, mais um ataque na diagonal de Wesleen em belo contra-ataque: 25/18.

Segundo set até os 32 pontos

PUBLICIDADE

Mais uma vez, o JF Vôlei começou na frente, dessa vez com bloqueio de Falcão em Lima. Entretanto, o início do segundo set foi de equilíbrio, com o Monte Carmelo conseguindo aproveitar contra-ataques, como em diagonal de Hisham: 5/5. Em bloquei de Cesinha em Pilan, a equipe do triângulo mineiro abriu 7/6. Mas ao explorar bloqueio e em erro de ataque de Daniel, o JF Vôlei voltou à frente: 8/7.

No decorrer do set, o equilíbrio tomou conta. Com rallys grandes e um ponto lá e outro cá, o empate persistia: 12/12. Depois de muita persistência, o JF Vôlei conseguiu abrir 18/15 em belo ace de Wesleen. Guerreiro, o Monte Carmelo acertou o passe e conseguiu o empate em 18/18, seguido de pedido técnico de André.

Quando os visitantes abriram 21/20, o JF Vôlei conquistou um ponto incrível, com Ruiz buscando a bola no fundo de quadra e Pires explorando o bloqueio: 21/21. No lance seguinte, novamente Pires, dessa vez bloqueando Hisham: 22/21. Depois, Hisham atacou bola para fora na diagonal: 23/21. Valente, o Monte Carmelo buscou o 24/24 em bola explorada de bloqueio de André.

PUBLICIDADE

No momento decisivo do set, o líbero Wallace buscou bola quase perdida, que voltou para o lado juiz-forano. Depois, AB bloqueou Ruiz e o Monte Carmelo fez 26/27. André Silva pediu tempo, e após erro de saque, o jogo ficou igual: 27/27. A partida seguiu até os 30/32, quando André, melhor do set, aproveitou contra-ataque e cravou a bola no chão para dar a vitória parcial para o time visitante.

De 8/2 para derrota

Mais uma vez, o JF Vôlei começou o set abrindo vantagem. Em um belíssimo ponto de largadinha na diagonal curta com Fernando Pires, o placar foi a 6/2. Depois de erro de ataque de André, o placar foi a 7/2, quando o técnico do Monte Carmelo mexeu na equipe. Mas não adiantou: Pilan conseguiu mais um bloqueio e o placar foi a 8/2.

Quando o set já parecia definido, o Monte Carmelo consertou o passe, caprichou nos contra-ataques e encostou: 10/8, quando André pediu tempo. No lance seguinte, após o maior rally do jogo, o JF Vôlei pontuou com Fernando Pires no bloqueio, para delírio da torcida: 11/8.

Mas com um passe extremamente qualificado, o Monte Carmelo empatou o set pela primeira vez em pipe de Daniel, que explorou o bloqueio de Pilan: 16/16. Depois, conseguiu virar em largado de Daniel após rally: 14/15. E não parou por aí: depois de outro lance disputado, Hisham passou do bloqueio e fez 14/16.

O JF Vôlei voltou a empatar após saque de Falcão quebrar a recepção, a bola voltar, e Ruivo explorar o bloqueio: 19/19. Entretanto, o próprio Ruivo errou um ataque forçado no fundo e o Monte Carmelo fez 19/21. Explorando bloqueio, Hisham fez 20/23, e André pediu tempo. O ponto da confirmação do set para o Monte Carmelo foi em toque na rede de Pilan: 21/25.

Quarto set

Já o quarto set começou ao contrário: quem dominava era o Monte Carmelo. Em um rally que Cesinha insistiu com Daniel, após a bola voltar de bloqueio três vezes, ele colocou no chão e abriu 3/6. No lance seguinte, pipe do Monte Carmelo e mais um ponto: 3/7, para pedido técnico de André. O time de Juiz de Fora foi atrás e encostou em 7/9 com largadinha no fundo de quadra de Fernando Pires.

Impressionante no bloqueio, o Monte Carmelo fez 13/20 com Thalles parando Wesleen. O JF Vôlei estava totalmente desconcertado e errava pontos bobos. Em um deles, Ruivo falhou no passe, Pires foi buscar, mas no ataque, Ruivo mandou direto no bloqueio: 13/20.

E o placar só aumentava. Daniel sacou em cima de Caio e a bola foi longe: 23/13. Completamente à vontade, o Monte Carmelo colocou ponto final no jogo após Igor atacar com força no fundo da quadra: 15/25.

“Pior jogo da nossa trajetória”

Ao final da partida, o técnico André Silva não jogou a toalha no campeonato, apesar de admitir o baixo desempenho no que ele classificou como a pior partida do JF Vôlei sob seu comando. “Muitos altos e baixos, oscilamos demais. Muitos momentos, bolas decisivas que deixamos de rodar. Isso vai prejudicando, o time vai ficando minado. Marcaram superbem a reta final ali, já que não estávamos rodando muito a bola. Na reta final, fomos dominados de vez, os caras vinham embalados, tudo dando certo. Sabíamos da dificuldade, mas não esperávamos que fosse tão abaixo. Podemos considerar o pior jogo da nossa trajetória até aqui”, avalia.

O ponteiro Fernando Pires acredita que o time “baixou a guarda” no segundo set após bom início e lembrou do histórico entre JF Vôlei e Monte Carmelo, que decidiram a Superliga B da última temporada. “Começamos bem o primeiro set, impondo nosso ritmo. No segundo set, até começamos bem, mas depois baixamos a guarda. Não é rivalidade, mas tem um histórico do ano passado, por eles terem ganhado aqui em casa também. Agora é trabalhar, focar, na segunda-feira estamos de volta. Ver nossos erros, nossos acertos. Ver o que temos que trabalhar mais e ter foco, porque a temporada é muito longa”.

Sair da versão mobile