Em quadra, amigos que se tornam adversários por pouco mais de uma hora de embate. Nesta quinta-feira (27), o JF Vôlei tem pela frente ex-defensores da camisa juiz-forana que hoje atuam pelo Lavras na quinta partida local do Campeonato Mineiro, às 19h30, no Ginásio da UFJF, no jogo de volta. No último dia 19, em Lavras, a equipe local perdeu por 3 a 1. Mais que surpreender profissionais que trabalharam juntos há menos de um ano, a equipe tem pela frente um teste do poderio ofensivo, como conta o técnico Marcão após o último treino, nessa quarta, na Federal.
“Durante a semana evoluímos bastante a parte do side out, que é a virada de bola – o passe, o levantamento e o ataque. Não tínhamos rodado tantas bolas no último jogo e sacado bem. Saí satisfeito desse último treino e da semana, intensa e muito boa. Treinamos seis dias e conseguimos montar um planejamento, ou seja, podemos dizer que estudamos, estudamos, e o jogo é a nossa prova.”
E, neste desafio, estarão do outro lado da rede o treinador Henrique Furtado e atletas como os levantadores Rhendrick e Adami, o central Bruno, o ponteiro Raphael e o líbero Juan Mendez, quinteto que estava no JF Vôlei na última temporada. O ponta Vitão, que seguiu em Juiz de Fora pela terceira temporada seguida, elogiou a possibilidade de receber amigos em um local onde fez história, por exemplo, com a campanha de ida aos playoffs da Superliga, em 2016/2017.
“É muito bom receber eles, porque são cinco, seis anos de amizade dentro de quadra, no mesmo time (base do Sada Cruzeiro). Sabemos como eles jogam, é um time com atletas da mesma idade que a nossa, tem características parecidas com as nossas no ataque e acredito que será um belo espetáculo”, avalia o atleta.
Já o líbero Athos, que também jogou em Juiz de Fora emprestado pelo Sada Cruzeiro na última temporada, lembra que defensivamente também há benefícios em conhecer os atacantes rivais. “Faz bastante diferença no posicionamento. O líbero tem o comando do fundo, então posicionar a defesa para os momentos do jogo e falar para o bloqueio onde eles costumam atacar, tudo isso influencia muito no jogo. E tem essa amizade, mas começou o jogo, vem a rivalidade. Cada um quer o seu resultado. Durante a semana trocamos mensagens, um provoca o outro, mas pela amizade que temos de anos jogando juntos.”
Além da efetividade ofensiva na prova desta noite, Marcão acredita que o torcedor poderá ser um diferencial no desempenho, como em partidas anteriores. “A torcida tem um papel fundamental aqui, fica muito próxima da gente e um incentivo contra essas grandes equipes é fundamental até para animar o jogo. Fomos muito bem contra Sada e Minas aqui. A equipe sente o apoio.”
O JF Vôlei ainda não venceu neste Mineiro após quatro partidas disputadas. A última derrota, para o Lavras, distanciou o adversário na classificação da primeira fase. Um triunfo de 3 a 0 ou 3 sets a 1 pode fazer os locais empatarem em pontos com o time de Henrique Furtado. O Minas Tênis Clube lidera com 14 pontos, seguido pelo Sada Cruzeiro, com 7 pontos ganhos. Todas as equipes avançam às semifinais da competição após jogos entre si em turno e returno.
Ingressos
Os ingressos para o duelo custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na Padaria Bela Padoca (Rua Sampaio 371, Bairro Granbery) e na Cirúrgica Equilíbrio (Rua São Mateus 422, bairro São Mateus). Também é possível comprar pela internet, no site acesseingressos.com.br, ou na entrada do Ginásio da UFJF, antes do duelo.