Ademílson, Léo e Leandro Salino… Esses jogadores poderiam estar prontos para vestir a camisa do Tupi ou do Tupynambás para alguma competição nacional, mas, na realidade, estarão em campo defendendo o Sport Club Aymorés de Ubá no Campeonato Regional da Liga Atlética Ubaense, competição amadora que, em 2018, movimentou grandes públicos na região. O anúncio do trio foi realizado nas redes sociais do clube nos últimos dias, juntamente com as publicações de acordos com o goleiro Rafael, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, e o ex-jogador de Flamengo e Ipatinga, Léo Medeiros, para ser o comandante técnico do Azulão, e a direção da equipe ainda planeja contar com outros rostos conhecidos dos torcedores locais.
Os acordos do clube ubaense com o quinteto envolve pagamento por jogo e não coloca impedimento para que eles atuem por alguma equipe profissional. Léo Salino, por exemplo, já foi anunciado pelo Figueirense de São João del-Rei para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que ocorre entre agosto e outubro. De acordo com o vice-presidente do Aymorés, Mário Henrique Barletta Schiavon, a prioridade é para os compromissos com o futebol profissional, com os atletas atuando em datas livres de jogos das demais competições. “Muitos jogadores que estão empregados agora terminam seus compromissos entre agosto e setembro, que é quando começa a nossa competição. Quando o campeonato aqui estiver bombando em novembro, os outros todos acabaram”, afirma o cartola.
As contratações foram feitas visando um maior envolvimento da torcida do Azulão para o Campeonato Regional, que começa a ser disputado na primeira semana de setembro. No ano passado, o Spartano Futebol Clube, da cidade de Rodeiro, contava com atletas como Leandro Euzébio, ex-Fluminense, e Erick Flores, ex-Flamengo, e chegava a levar até 3 mil torcedores por jogo. O campeão na ocasião, todavia, foi o Portuense, de Astolfo Dutra, que levantou a Taça João Cigano. O exemplo da equipe vice-campeã Regional na competição foi utilizado pelo dirigente do Aymorés.
“Desde o ano passado o Campeonato Regional tem sido uma competição visada, quando o Spartano de Rodeiro investiu forte. E quando você vai abordar o jogador para tentar fazer um acerto com ele, a grande maioria já jogou ou tem amigos que já jogaram o Regional”, aponta Schiavon, que complementa. “O nosso interesse é fazer um barulho, mas que não seja só um barulho, trazendo também qualidade com jogadores de potencial já reconhecido. E ainda há vários outros acertados que vão ser anunciados nas redes sociais do Aymorés nos próximos dias”, destaca.
O Regional da Liga Atlética Ubaense ainda não tem calendário completo definido, o que deve acontecer até o final em julho. O início da competição, no entanto, ocorre tradicionalmente na segunda semana de setembro.