O sucesso do acerto com o quarterback Casey (KC) Frost em 2017 pode trazer novos norte-americanos para Juiz de Fora. Ainda em período de férias, o JF Imperadores se movimenta fora de campo para contar com três profissionais dos Estados Unidos para a temporada 2018, sendo dois jogadores, por um ano de vínculo, e um técnico, por duas temporadas, como revelou o presidente da equipe local, Laércio Azalim, à Tribuna de Minas.
“Temos estas três prioridades: um head coach (treinador principal), um quarterback que more em Juiz de Fora e consiga acompanhar a equipe, e um safety. Passamos dezembro e janeiro entrevistando jogadores e técnicos, e hoje já temos um head coach acertado, com condições financeiras para trazê-lo. Optamos por ainda não revelar o nome para que outros times do Brasil não façam contato com ele”, explica o mandatário.
O mistério também é mantido sobre a dupla de atletas. A diretoria do time juiz-forano ainda busca parcerias para viabilizar as vindas. A ideia é que os três norte-americanos fiquem em um mesmo apartamento na cidade, mas o local ainda é uma das pendências. As conversas com o novo quarterback ocorrem pela situação indefinida de KC Frost.
“A disponibilidade de morar em Juiz de Fora é uma exigência de todos os dez técnicos que entrevistamos. Essa demanda existe também para aumentarmos o número de treinos. Em 2017 tínhamos atividades duas vezes por semana. Nossa intenção é elevar este número para três. E o KC vinha duas vezes por mês. Desde que o trouxemos, ele disse que seria sua última temporada como jogador. Pela afinidade que teve com o público juiz-forano, tentamos novamente. Inicialmente ele não quis, mas também não fechou as portas”, conta Laércio. A necessidade de morar na cidade para maior presença nas atividades do time deve, inclusive, fazer com que o running back capixaba Matheus Mini, um dos destaques da equipe, não permaneça.
O JF Imperadores planeja ter todo o elenco à disposição até o final de fevereiro, para que o primeiro treino com os três contratados ocorra já no início de março. Antes disso, remanescentes da vitoriosa campanha de 2017 e novos atletas, escolhidos em try out (seletiva), já iniciam a preparação em campo para a disputa do Brasil Futebol Americano (BFA), campeonato de elite da modalidade no país.
Seletiva de novos atletas segue neste domingo
O JF Imperadores promove seletiva desde o último domingo (21) para recrutar novos atletas para a temporada. Na primeira fase, quase cem atletas de todas as idades realizaram testes físicos. Deste número, 40 avançaram para a segunda fase, voltada para as técnicas do futebol americano. As novas avaliações prosseguem neste domingo (28), no campo da UFJF, sendo complementadas na terça (30), no campo do Dia de Bola, no Dom Orione, e no dia 4 de fevereiro, em local a ser definido.
Ao todo, o JF Imperadores conta com 70 atletas do ano passado. A intenção do projeto é elevar o grupo para cem integrantes, como no início de 2017. “Buscamos profundidade de elenco porque é um esporte desgastante, e também para enraizar o futebol americano na cidade, fazer com que o público abrace cada vez mais essa causa. Para essa seletiva nossas expectativas já foram atingidas”, observa Laércio.
Estreia no Mineiro
A Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa) já repassou ao JF Imperadores a tabela do Campeonato Estadual de 2018. O torneio terá três conferências na fase regular, com os juiz-foranos no grupo C. A primeira partida local ocorre no dia 14 de abril, contra o Pouso Alegre Gladiadores, na UFJF. O segundo e último adversário do Império será o Inconfidentes Futebol Americano, de Contagem (MG), no dia 5 de maio, fora de casa. Além dos três times citados, disputam o troféu o América Locomotiva, Sada Cruzeiro, Betim Bulldogs, Nova Serrana Forgeds, Paraíso Miners, Belo Horizonte Piratas da Serra e Uberaba Zebus.