Quando o assunto é paixão pelo clube, não há distância que seja grande demais. E movidos por esse amor e pela esperança de presenciar um título histórico, torcedores juiz-foranos vão percorrer 2.407 km até o Estádio do Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, para testemunhar o embate entre Palmeiras e Flamengo pela final da Copa Libertadores.
O confronto, que acontece no sábado (27), será transmitido pela TV Aberta no canal SBT, às 17h (horário de Brasília). No entanto, muitos torcedores decidiram deixar o conforto de suas salas e viajar para o país vizinho para assistir ao vivo a disputa pelo título. Como é o caso dos irmãos Fernando e Renan Sotrate, juiz-foranos de nascença, mas que por herança, desde de criança torcem pelo Palmeiras, time que tem sede na cidade de São Paulo, a quase 500 km de Juiz de Fora. Como nesse caso a distância não pesa para a paixão, nesta quinta-feira (25) os irmãos vão um pouco mais longe para ver o Verdão disputar a Libertadores.
“Os meus pais são do interior de São Paulo, e desde pequenos fomos ensinados a torcer pelo Palmeiras”, conta Renan, 32 anos. Na companhia de 11 amigos, ele e o irmão mais velho, Fernando, de 38, embarcam em um avião para Curitiba e de lá vão de van até o estádio. Os amigos, na maioria, são flamenguistas, mas, segundo Renan, o clima de amizade supera qualquer conflito. “Com certeza alguém vai voltar triste para casa, só temos que torcer para que não seja a gente.”
A final reúne os últimos dois campeões da Libertadores: o Palmeiras, que venceu o título da edição 2020, e o Flamengo, que levantou o troféu em 2019. Conforme conta Fernando, em 2020, a final aconteceu mais perto, no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Mas devido a pandemia da Covid-19, os alviverdes não puderam comparecer. “Desde 2020 ficou aquela vontade reprimida de ver o Palmeiras jogar, ainda mais agora em uma final, foi a motivação que faltava para embarcar nessa viagem.”
LEIA MAIS: Influencer juiz-forana vai de carro até Montevidéu para cobrir a final da Libertadores
Para a realização desse sonho, a preparação começou cedo. “Comprei o ingresso para a final já nas quartas. Aí, começamos a reunir alguns amigos, o pessoal da empresa, e agora já temos pessoas de outros times também que vão com a gente no jogo. Vai ser uma experiência única assistir a final, ainda mais tendo o nosso time em campo, disputando pelo segundo ano seguido a Libertadores.”
Viagem de última hora
Já para o flamenguista Rômulo Garcia a decisão de ver o rubro-negro no Uruguai veio em cima da hora. “Decidi ainda nesta semana”, conta. Ele, que é professor de matemática em um colégio em Juiz de Fora, diz que ainda não tinha tomado a decisão por conta da prova do Enem, que ocorre no próximo domingo (28). “A prova de exatas, onde estão as questões de matemática, acontece neste final de semana, por isso, nem me planejei para ir viajar, já que eu dou aula até sexta. Mas enquanto eu estava procurando passagens na internet, encontrei uma muito boa para o Uruguai saindo do Rio de Janeiro no sábado, e eu não pude desperdiçar.”
Ele embarca sozinho para Montevidéu no sábado e deve chegar poucas horas antes do início do jogo, que, na capital uruguaia, começa às 17h. “Chego lá no sábado e volto na próxima quarta. Vou unir minha paixão por viagens e pelo futebol. Poder testemunhar o Flamengo sendo campeão é sempre histórico.”
Rômulo já tem uma trajetória acompanhando o Flamengo ao redor do mundo. O professor estava presente em 2019 na final da Libertadores contra o River Plate em Lima, no Peru, e também no Mundial de Clubes de 2019 contra o Liverpool no Catar. Para ele, assistir o Flamengo fora do país é uma atmosfera muito diferente. “Quando a gente vai em um jogo no Maracanã é como se estivéssemos em casa. Fora, principalmente em outro país, dá um frio na barriga a mais, uma emoção diferente. Mas ao mesmo tempo, é como se estivéssemos cercados de irmãos e irmãs flamenguistas unidos pelo mesmo objetivo.”
Sobre o confronto com o Palmeiras, Rômulo diz que está otimista. “Vamos confiar no desempenho do time nas últimas partidas e torcer para que dê tudo certo e a gente possa trazer mais uma taça Libertadores para casa.”

