O Athletic entrou em campo na segunda-feira (23) e deu um passo importante para conseguir o acesso à Série B. O Esquadrão de Aço recebeu, na Arena Sicredi, em São João del-Rei, a Ferroviária, e venceu por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Grupo B. Com a vitória, a equipe são-joanense retornou à liderança de sua chave e poderá confirmar a promoção para a Segunda Divisão nacional no final de semana.
A vitória começou a ser construída no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Paulo Villero cruzou e Geovane completou de cabeça na pequena área. Na segunda etapa, o Athletic ampliou aos 19 minutos, graças a uma linda jogada de David Braga. O camisa 10 limpou a marcação e finalizou entre o goleiro e a trave para balançar a rede. Um minuto depois, David Braga avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Paul Villero, que chutou com categoria e deu números finais ao confronto: 3 a 0 para o Esquadrão de Aço.
O técnico do Athletic, Roger Silva, em entrevista coletiva concedida após o jogo contra a Ferroviária, valorizou a vitória conquistada. “Foi um jogo com muito da nossa cara, com toda humildade e respeito que nós temos por todos os adversários, nós nunca perdemos isso, que sempre foi uma marca do Athletic. Daqui a pouco as pessoas querem taxar, colocar algum rótulo em nós, por ser o melhor ataque da competição, por sempre procurar jogar futebol, vencer os jogos, mas não, a gente sempre manteve o pé no chão, sempre foi humilde, com respeito, mas sempre jogando para vencer. Hoje não foi diferente”, afirma o treinador.
Roger explica que, na semana que teve para treinos após ser derrotado em Araraquara para a Ferroviária no dia 16 de setembro, procurou fazer ajustes pontuais em seus atletas para voltar a vencer na Série C. “A gente teve a humildade de entender a derrota. Foi uma semana de algumas correções individuais. Não é fácil fazer isso, mas é a forma que o Roger trabalha, que o Renato (Gheller, auxiliar técnico), a nossa comissão técnica trabalha, de tentar mostrar os erros para que os atletas possam se ver e corrigir e fazer uma avaliação”, relata.
Cenários para acesso
Com a vitória sobre a Ferroviária, o Athletic retomou a liderança do Grupo B, com sete pontos, mesma pontuação da equipe paulista, mas o Esquadrão de Aço leva vantagem no saldo de gols. O Londrina é o terceiro, com quatro pontos, e o Ypiranga-RS é o lanterna, com três pontos somados.
Faltando duas rodadas, o Athletic pode garantir o acesso matematicamente no próximo sábado (28), às 20h, quando a equipe vai a Erechim enfrentar o Ypiranga. Em caso de vitória, o Esquadrão de Aço terá sua participação na Série B assegurada caso o Londrina não vença a Ferroviária no domingo (29), no Estádio do Café.
O Athletic também poderá ter o acesso matemático à Série B confirmado em caso de empate. Porém, neste caso, o Londrina terá que perder para a Ferroviária.
Na Série C, o primeiro e segundo colocados de cada grupo sobem para a Série B de 2025. Além disso, os líderes das chaves se enfrentam na final da Terceira Divisão nacional.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva