O Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos deve receber, nos dias 2 e 3 de setembro, os jogos de maior relevância desde a inauguração do espaço, em junho deste ano. Trata-se dos primeiros compromissos do JF Vôlei no Campeonato Mineiro da modalidade, contra o poderoso Itambé/Minas, atual vice-campeão da Superliga A. A oito dias do confronto de estreia no torneio, entretanto, o Ginásio Municipal ainda não obteve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), processo que se arrasta desde a abertura do espaço.
A pendência foi confirmada pela própria Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) à Tribuna. Questionada sobre o processo, o Executivo limitou-se a informar “que o processo já está em aprovação, com as recomendações adequadas feitas pelo Corpo de Bombeiros”, sem estipular prazo para a conclusão do processo. A reportagem também perguntou ao Município se a falta do AVCB pode limitar a capacidade de recebimento de público no ginásio, mas não houve resposta.
A Tribuna também questionou o JF Vôlei sobre a situação e, via assessoria, o clube informou que trabalha unicamente com a possibilidade de jogar no Ginásio Municipal nos primeiros compromissos no Campeonato Mineiro. A equipe afirma confiar que o laudo será obtido junto ao Corpo de Bombeiros a tempo da estreia.
Local recebeu já recebeu eventos esportivos
Mesmo com a não obtenção do AVCB, o Ginásio Municipal já recebeu outros eventos esportivos desde sua inauguração, inclusive com a presença de público. Na metade de julho, o local foi palco de jogos de diversas modalidades. Também houve jogos do Campeonato Mineiro do Interior de Futsal Feminino, com torcedores, mesmo sem a documentação necessária, assim como confrontos dos Jogos Intercolegiais e da Copa Prefeitura.
“O Ginásio não tem projeto de prevenção protocolado. Automaticamente, ele não poderia estar funcionando para eventos, não podia receber público”, pontuou à Tribuna, no mês passado, o assessor dos bombeiros, tenente Henrique Fonseca. De acordo com o militar, um documento foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros à Prefeitura ainda em junho alertando sobre a necessidade da obtenção do laudo. Mas, até aquele momento, não havia tido resposta do Município. Os bombeiros foram questionados novamente pela Tribuna sobre a situação, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Mineiro marca retorno do JF Vôlei
O Campeonato Mineiro será a competição de retorno do JF Vôlei aos torneios profissionais desde que foi rebaixada para a Superliga C, no início de 2022. O clube carrega boas expectativas para a temporada atual, uma vez que acertou, em junho, um patrocínio de R$ 700 mil por dois anos com a PJF, através da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O repasse será feito por meio de um número não determinado de parcelas ao longo dos dois anos do acordo.
A equipe apresentou o elenco da temporada no início deste mês de agosto e será comandada pelo técnico Daniel Schimitz. Entre os jogadores, há nomes conhecidos do torcedor do JF Vôlei, como o argentino Maurício Viller, campeão da Superliga B com o clube em 2021, Fernando Pillan e Tarik Bellini.