Pela primeira vez nesta edição da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tupi pode carimbar sua vaga matematicamente nas quartas de final da competição. Vice-líder do grupo B com 26 pontos e a três rodadas do fim da primeira fase, o Galo encara, às 15h deste sábado (26), o Botafogo-SP, quinto lugar com 21 pontos, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).
A vaga alvinegra pode ser confirmada com vitória sobre a Pantera nesta rodada em duas únicas situações. A primeira é o triunfo juiz-forano somado a um tropeço de Volta Redonda (RJ) ou Joinville (SC): se uma das duas equipes não vencer seus jogos, contra Mogi Mirim (SP) e Macaé (RJ), respectivamente, o Tupi avança. E a segunda é no caso de as duas equipes vencerem, mas o Ypiranga (RS) perder para o Tombense (MG) em Minas. Nesse caso, o Galo também vai às quartas.
Cada vez mais próximo do primeiro objetivo do grupo após evitar o descenso, o zagueiro Fernando admitiu que a semana de trabalho acabou tendo um diferencial. “O professor tem conversado muito com a gente para manter os pés no chão. Mas quando você deita, pensa em uma futura classificação, em subir o time. É natural passar pela cabeça de qualquer um. Mas o foco tem que ser no Botafogo-SP, depois no Volta Redonda novamente fora, que é muito difícil também. Então temos que focar no nosso grupo primeiro e depois no lado de lá (grupo A)”, conta o defensor.
Mistério e retorno
O Tupi viajou na quinta-feira (24) para o interior paulista. Antes disso, Aílton Ferraz esboçou a equipe sem o meia-atacante Andrey, que treinou em separado por dores no joelho. A tendência, contudo, é que o jogador entre na vaga de Marcinho e todo o elenco esteja à disposição para o confronto. A novidade, então, passa a ser o possível retorno de Romarinho ao ataque carijó na vaga de Juninho. No setor defensivo, a linha de quatro deve ser mantida. O sistema com três zagueiros, comumente utilizado em duelos como visitante, não deve fazer parte da estratégia inicial alvinegra. Logo, o provável Tupi tem Paulo Henrique; Lucas, Fernando, Edmário e Bruno Santos; Marcel e Leandro Brasília; Andrey (Marcinho), Diego Luis e Romarinho; Ítalo.
Nova rescisão
O volante Felipe Baiano, 28 anos, não treina mais pelo Tupi. O jogador, impossibilitado de atuar pela Série C por não ter sido inscrito à tempo na competição, solicitou o rompimento do vínculo com o Carijó para acertar com outro clube, não revelado. O Alvinegro confirmou a informação em nota publicada no site oficial da agremiação.
Botafogo, de técnico novo, tenta reabilitação
Ribeirão Preto (Gazeta Press) – Sem vencer há três partidas, o Botafogo encara o Tupi, neste sábado, na abertura da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O time de Ribeirão Preto ocupa a quinta posição no Grupo B, com 21 pontos ganhos. O jogo vai marcar a estreia do técnico Vica, contratado para substituir Rodrigo Fonseca, demitido após o último insucesso da equipe paulista. O Tupi vem de empate em casa e precisa somar pontos para não se afastar do G4.
Na liderança, com 26 pontos ganhos, o São Bento vai enfrentar o Bragantino, às 17h, no Walter Ribeiro, em Sorocaba. A equipe de Bragança Paulista vai estrear Marcelo Veiga no comando técnico. É a sexta passagem do treinador pelo clube. Ainda neste sábado, o Tombense vai receber o Ypiranga, de Erexim, às 15h30min, no estádio Municipal de Tombos. O conjunto mineiro é o sétimo colocado com 19 pontos e, se vencer, vai continuar na briga por uma vaga no G-4. O time gaúcho ocupa a sétima colocação com 22 pontos ganhos.
No domingo, mais dois jogos serão disputados. Na Arena Joinville, às 15h, o Joinville terá pela frente o Macaé. Fechando a rodada, Volta Redonda e Mogi Mirim se enfrentam às 18h, no Raulino de Oliveira. A equipe da Cidade do Aço voltou a vencer e ocupa a quarta posição com 21 pontos. O Mogi, ainda em crise financeira, é o lanterna da chave com dez pontos ganhos.