Ícone do site Tribuna de Minas

JF será sede do Jimi Paradesporto de 2023

Jimi Paradesporto foto AMP Divulgacao
PUBLICIDADE

Juiz de Fora será palco novamente dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Paradesporto. A competição, que conta com provas de atletismo e natação paralímpicos, acontece entre os dias 6 e 8 de outubro na cidade, que recebe o campeonato pelo segundo ano consecutivo. A escolha pelo município foi feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), e se deu após uma análise comparativa entre os candidatos a sediarem o evento.

A expectativa para o Jimi deste ano é superar o número de cidades que irão competir nos Jogos, se comparado a 2022. Estima-se que, pelo menos, paratletas de 23 municípios vão disputar o campeonato. No ano passado foram 21, com 240 atletas com deficiência.

PUBLICIDADE

A professora de natação do programa Paradesporto SEL, da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), Giselle Muniz, explica a importância do campeonato para os atletas. “Eventos como o Jimi Paradesporto contribuem significativamente para a inclusão, socialização, vivência e experiência esportiva. Incentiva pessoas com deficiência a conhecerem e participarem das modalidades, levando a apresentarem melhor qualidade de vida, autonomia nas atividades da vida diária e bem estar emocional e mental”, conta Muniz.

PUBLICIDADE

Giselle ainda complementa, tratando da expetativa para o Jimi. “A expectativa é bastante alta, relevante e emocionante principalmente pela conquista da equipe no ano passado. Fomos campeões da natação. Os alunos já estão animados e motivados com o anúncio da realização do evento em Juiz de Fora”.

Sair da versão mobile