Ícone do site Tribuna de Minas

Atleta de Juiz de Fora fica em 5º na corrida do São Paulo no Morumbis

joao bala1 by tricolor run editada
Atleta amador ficou no top-5 em prova com mais de 9 mil inscritos (Foto: Tricolor Run)
PUBLICIDADE

O juiz-forano João Luiz Vieira Júnior, o “João Bala”, de 38 anos, morador do Bairro Democrata, na Zona Norte, ficou na quinta colocação na Tricolor Run, corrida oficial do São Paulo, realizada no último domingo (21), no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbis. Ele percorreu os dez quilômetros da disputa em apenas 36 minutos e 15 segundos.

Ao todo, nove mil pessoas se inscreveram na Tricolor Run. As três primeiras colocações ficaram com corredores do próprio São Paulo, enquanto o quarto lugar foi conquistado por um atleta do Botafogo. “Foram só participantes de alto rendimento, estou radiante de felicidade, foi algo muito bacana. Uma corrida e tanto, com mais de 22 mil pessoas vendo. Também vi muita família, gente de todas as idades”, conta João Bala.

PUBLICIDADE

O percurso se deu em volta do Estádio Morumbis, enquanto a chegada foi no portão de entrada do palco esportivo. “Ele estava todo iluminado, com a galera torcendo por você. Em todas as fotos, eu estou sorrindo. Fui assim do início ao fim, sem falhar. Larguei em primeiro, depois muitas pessoas me passaram. Quando vi que estava em décimo, pensei que não fiquei oito horas dentro de um ônibus à toa. Fui sorrindo e pensando que eu era um super-herói, que conseguia. Foi uma luta para vencer, de todas as formas. Estou radiante de felicidade, foi algo muito bacana”, comemora o juiz-forano.

PUBLICIDADE

Das bebidas ao Morumbis

“Coloquei a corrida como hábito e hoje tenho treinos de atletas de elite”, conta João (Foto: Tricolor Run)

João começou a correr há dez anos, quando tinha 28. Ele pesava 96 quilos e, hoje, tem 71. “Foram 25 quilos perdidos. Eu bebia e fumava, o apelido João ‘Bala’ é de baladeiro porque eu adorava sair. Mas via que aquilo não era para mim, por mais que gostasse. Na época, não era uma geração como a de hoje, que pensa mais na saúde. Sempre me preocupei com meu futuro. Fui ao médico e ela me recomendou atividade física. Comecei a caminhar antes de trabalhar, mas gosto de desafio. Comecei a aumentar a distância, fui à primeira corrida e vi que queria aquilo para mim. Parecia que tinha nascido um filho meu”, recorda o corredor.

Hoje, além de atleta, João é administrador de empresas. As atividades físicas são fundamentais para o seu dia a dia. “Não faço mais parte do mundo da bebida e do cigarro. Coloquei a corrida como hábito a partir de 2017 e hoje tenho treinos de atletas de elite. De manhã corro e, à noite, faço treino de fortalecimento. Vejo a corrida não como uma atividade física complementar, mas como um hábito”, define.

PUBLICIDADE

Participante de quatro maratonas até o momento, ele planeja disputar  mais uma até o próximo mês. “Sou um vencedor a partir do momento em que eu saio para correr, quando coloco o tênis. Espero abaixar meus tempos e alcançar todos os meus objetivos. Recomendo para todos, a corrida é um esporte para todos, tem que fazer com o que tem, não precisa ter materiais perfeitos”, aconselha.

Em seu Instagram (@joao_bala), o atleta mostra seu dia a dia nas corridas, com alimentação regrada, rotina de treinos e vídeos e fotos das competições que participa. “Hoje, esse é meu lifestyle. Busco incentivar as pessoas a terem sempre um pensamento positivo”.

PUBLICIDADE

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Sair da versão mobile