Neste sábado (25), integrantes dos projetos de Iniciação à Ginástica Rítmica e Aperfeiçoamento da Ginástica Rítmica representarão Juiz de Fora pela primeira vez na Copa de Estreantes de Ginástica Rítmica da Federação Mineira de Ginástica (FMG), em Lagoa Santa. Ao todo, serão 23 crianças que integram a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e disputarão em duas categorias: pré-infantil (9 e 10 anos) e infantil (10 a 11 anos).
A competição reúne seis equipes de Minas Gerais e conta com a avaliação de juízes, o que para a coordenadora dos projetos e professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Adriana Leite Sousa, se torna uma oportunidade importante para o desenvolvimento das crianças. “Para elas é uma chance de estarem em contato com as regras de arbitragem e execução de movimentos da ginástica rítmica. Além disso, é um momento de confraternização e de conhecer o que outras crianças estão conseguindo realizar”. As séries coreográficas que serão apresentadas na competição foram montadas por bolsistas e estagiários que fazem parte dos projetos.
As atividades de iniciação e aperfeiçoamento da ginástica rítmica atendem cerca de 112 alunas de diferentes bairros de Juiz de Fora. O objetivo é oferecer exercício físico e ginástica de qualidade para as crianças da comunidade e também ser um espaço de estágio para alunos da Faefid, abrangendo ensino, pesquisa e extensão.