Ícone do site Tribuna de Minas

Trio local disputa Open Internacional de Natação em São Paulo

PUBLICIDADE

Três nadadores da equipe paralímpica de natação do Clube Bom Pastor disputam, entre esta quinta-feira (25) e o sábado (27), o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação 2019, principal evento nas piscinas do país nesta temporada e que integra a World Series neste ano, circuito de provas pelo mundo organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Os juiz-foranos Gabriel Schumann, que completa 20 anos nesta quinta, e Manuela Ribeiro, 15, além de Gabriel Araújo, 17, de Santa Luzia (MG), já estão em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico, para a competição que conta com 243 esportistas de 20 países.

O trio da equipe juiz-forana irá buscar a oficialização das melhores marcas pessoais, assim como os concorrentes, com possibilidades até de atingirem índices estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que servem de critérios para a escolha dos representantes no Mundial – marcado para 9 a 15 de setembro, em Londres.

PUBLICIDADE

Schumann terá cinco provas pela frente. O aniversariante desta quinta disputará, ao longo dos três dias de evento, os 100m livre, 400m livre e 50m livre na classe S8, além dos 100m peito na SB7 e dos 200m medley na SM8. Gabriel Araújo, por sua vez, terá pela frente os 100m livre na classe S3. Já Manuela Ribeiro entra na piscina para competir, sempre na classe S10, os 100m costas, 100m livre, 400m livre e 50m livre.

PUBLICIDADE
Bom Pastor é novamente representado por Schumann (esquerda), Manuela, Fábio Antunes e Gabriel Araújo (Foto: Arquivo pessoal)

À Tribuna, de São Paulo, Manuela destacou a importância do Open Internacional em sua carreira. “Essa é a minha competição alvo. Treinei forte desde janeiro para chegar no torneio e fazer as minhas melhores marcas pessoais. Além dessa competição, vim me colocar no ranking mundial”, destaca. Segundo o técnico da equipe, Fábio Antunes, os atletas, no início da semana, foram classificados por uma banca internacional e, com isso, entraram para o ranking mundial.

“Nossa maior conquista foi entrar na agenda da classificação internacional, pois as marcas são oficializados perante IPC. Em breve vamos ter oficialmente o recordista das Américas (Gabriel Araújo). E vamos em busca das melhores marcas pessoais, com a meta de melhorar sempre. O evento está com muitos atletas de fora. A China veio com uma grande delegação, então vamos buscar experiência para futuras participações em competições internacionais”, conta Antunes.

PUBLICIDADE

Assim como Gabriel Araújo e Marcus William, Manuela acaba de participar de uma semana de treinamentos com a Seleção Brasileira sub-18 paralímpica, experiência que somou na preparação da atleta para o Open. “Foram 16 semanas de treinamento com ênfase na parte técnica e no ganho de força. E ainda teve a semana com a Seleção, que foi muito produtiva e com a rotina bem parecida com a do clube. E contei com a presença do meu treinador, o que me ajudou muito!”, analisou.

Referências na água

PUBLICIDADE

O trio do Bom Pastor terá a oportunidade de acompanhar, ainda, alguns dos maiores paratletas do mundo em ação nos três dias de Open Internacional. É o exemplo de Daniel Dias, paulista da classe S5, confirmado pela organização do evento. Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro com 24 pódios. Além dele, como o treinador Antunes destacou, os representantes chineses serão observados, afinal o país historicamente é protagonista do quadro geral de medalhas na natação dos Jogos Paralímpicos. Guizhi Li, campeã paralímpica dos 50m livre S11, de deficientes visuais, e Bozun Yang, também da classe S11, detentor de 14 medalhas paralímpicas, estarão em ação.

Além dos brasileiros e chineses, o Open Internacional será disputado por paratletas da África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Equipe master traz nove medalhas do Brasileiro

A equipe master de natação do Clube Bom Pastor, composta por Maria Helena Leal Castro, Dulce Leal Lessa, Denise Barra, Eliana Ferreira Motta e Paulo Emílio Motta conquistou nove medalhas na 63ª edição do Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, realizado em Curitiba (PR), entre os dias 11 e 14 de abril.

PUBLICIDADE

Na faixa etária 65+, Dulce se tornou campeã brasileira nos 400m livre e nos 1500m livre, além de ter levado a prata nos 200m costas e o bronze nos 200m livre. Já Denise, na 55+, foi a terceira melhor nos 1500m livre, 200m medley e 200m borboleta. Maria Helena (65+) foi vice-campeã nos 400m livre e medalha de bronze nos 200m livre.

Coletivamente, o Bom Pastor, do técnico Christian Marini, foi o quarto colocado entre 39 times na classificação “equipe pequena” pelo número de integrantes. Na pontuação geral, o clube foi o 23º melhor de 83 equipes. O Bompas mira, agora, a conquista do tricampeonato do Meeting de Masters e, na sequência, a participação do Campeonato Mineiro da FAM, em julho, no Praia Clube, em Uberlândia. A projeção da equipe é disputar também, em 2020, o Campeonato Mineiro de Verão, em Belo Horizonte (MG).

Sair da versão mobile