Os estudantes de jornalismo da faculdade Uniacademia, João Rossi, de 23 anos, e Caio Goulart, 19, embarcam para Paris na próxima segunda-feira (26) para fazer a cobertura das Paralimpíadas, com foco no nadador radicado em Juiz de Fora, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, que tem grandes chances de trazer medalhas para o Brasil. Os três são amigos e companheiros de classe. Os conteúdos sairão no canal do Instagram, Tik Tok e Youtube chamado “Barbante FC”, criado pela dupla para falar de esportes. Além deles, o fotógrafo Yan Ferreira, da Coast FC, também vai à França. Eles estão realizando uma vaquinha on-line para arcar com os custos da viagem.
Conforme conta João Rossi, morador do Bairro Granbery, o sonho de participar de uma cobertura desse tamanho vem desde seus 15 anos, quando percebeu que jornalismo era o curso de seus sonhos, após desistir de jogar futebol profissionalmente. A ideia de ir para as Paralimpíadas partiu do próprio Gabrielzinho, relembra o estudante.
“Estávamos em aula e ele falou ‘vamos para a França?’. A gente ficou perplexo, até porque foi no 1° de abril, Dia da Mentira. Pensamos que ele estava brincando, mas depois vimos que era sério. A partir disso, fizemos tudo o que era necessário para conseguir, começando pela emissão do nosso passaporte. Depois, conversei no trabalho para conciliar as férias, pedi o apoio da nossa família e amigos e fomos correndo atrás de patrocínios. Tomamos alguns não, mas conseguimos. Era o sonho do meu pai ser jornalista quando mais novo, mas ele não teve a oportunidade de estudar. Estou realizando um sonho dele e meu também”, comemora.
Cobertura das Paralimpíadas
O intuito da cobertura é fazer um guia de viagem, com lives, entrevistas, narrações, entrevistas em francês com habitantes de Paris e com brasileiros. O foco principal, porém, é registrar as ações de Gabrielzinho antes, durante e depois das provas de natação. “Virei amigo do meu ídolo. O Gabriel é um atleta maravilhoso, um exemplo de superação, mas é ainda mais um menino de bom coração, humilde, e tem uma força de vontade absurda. Já fico emocionado na televisão, imagina pessoalmente. É um sentimento inexplicável, não consigo mensurar”, comemora Rossi. “Quero viver tudo lá, aproveitar o máximo esses 12 dias para voltar com experiência, conhecimento e cultura, agregando no esporte de Juiz de Fora”.
Já Caio Goulart, o outro membro do Barbante FC, diz que a viagem é uma realização pessoal e profissional. “Nós trés criamos um laço de amizade muito forte desde nossa primeira conversa, e hoje, temos uma relação de irmandade. Estamos colocando essa experiência como o projeto das nossas vidas, esperamos conseguir usufruir o máximo dessa oportunidade de estar em um evento de nível mundial fazendo nossas funções como jornalistas”.
Em sua primeira viagem para fora do país, o morador do Bairro São Mateus tem o intuito de visitar um lugar em especial. “Quero ir ao estádio Parc des Princes, do PSG. É muito importante para a nossa área. Vamos ‘turistar’ também, indo na Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Catedral de Notre Dame”, fala. Sobre o amigo nadador, Caio diz que “Gabrielzinho vai encantar o mundo e ganhar três de medalhas de ouro”.
Reflexo em Juiz de Fora
Outro juiz-forano que irá a Paris em parceria com o Barbante FC é Yan Ferreira, morador do Bairro Granbery e fotógrafo da Coast FC. Ele estará por trás das câmeras de todos os conteúdos produzidos. “Tenho muito orgulho de contar histórias, ajudar as pessoas a eternizar momentos. Quero fazer isso com o Gabrielzinho, que, além de um atleta de ponta, é um ser humano ímpar, que representa nossa região”, declara.
Na visão de Yan, a cobertura em Paris trará ainda mais visibilidade para os profissionais da área em Juiz de Fora. “Já temos um apoio e uma aceitação legal, e agora, vamos levar o nome da cidade para outros lugares. É muita alegria. Gratidão a todo mundo que ajudou a conseguirmos chegar a um dos maiores eventos esportivos do mundo”.