Cada pedalada de Jaime Moura a partir deste sábado (24) será impulsionada tanto pela fé, quanto pelo perfil desportista do juiz-forano. Aos 53 anos, ele objetiva, sobre duas rodas, chegar à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), em apenas dois dias, em um total de 330 quilômetros de percurso.
“Decidi por conta de algumas bençãos que recebo. Faço parte da campanha dos devotos e, sempre que posso, ajudo entidades juiz-foranas. Independente de credo, religião, acho que temos que ter um Deus para acreditar. Logo, decidi, por mim mesmo, que vou sozinho, de bicicleta. A minha família me apoia, mas não quero nem que vá me buscar. Vou sozinho e pretendo fazer em dois dias, rodando 165 quilômetros em cada, e parando para dormir do primeiro para o segundo dia. Se não conseguir em dois, é certo que chego em três. Ficarei lá interagindo, no meu tempo de oração, e voltarei de ônibus”, conta.
Ainda segundo o juiz-forano, a meta é dividida entre a fé e a paixão pelo esporte. “A minha busca não posso considerar que é de alcançar uma graça, mas algo que vem de mim, de buscar e concluir um desafio. Já tinha essa ideia em mente há um ano atrás, minha vida está muito boa, assim como a minha saúde. Minha pretensão tem a fé e a vontade de completar esse percurso de 330 quilômetros no menor tempo possível como um treino mesmo. E chegar no santuário, que é o que todo mundo pleiteia, como a Regina mesmo (jornalista da Tribuna) fez”, explica.
A intenção do atleta também foi documentada em declaração feita pelo Padre Gil Condé da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. “O padre da minha paróquia ficou sabendo e me deu uma declaração escrita que vou sair daqui para lá. Minha ideia é fazer um quadro depois. Sabem que eu vou por intermédio de Nossa Senhora Aparecida. E vou ser sincero, sou de todas as religiões. Falou em Deus, comigo… não tenho aquele afinco, mas particularmente, independente de política, religião, estou defendendo o meu desafio.”
Atleta vitorioso
Corredor de montanhas e ciclista, Jaime é o atual terceiro colocado geral do Ranking do Campeonato Sul Fluminense de Corridas de Montanha (RJ). Em seu planejamento inicial, irá parar em Passa Vinte (MG), município distante cerca de 161 quilômetros de Juiz de Fora. “Já faço treinos diários de 10 a 12 quilômetros, e só folgo no sábado, geralmente, com academia fortalecendo as pernas, além de fazer, duas vezes por semana, de 50 a 60 quilômetros na bicicleta. Mas esse será o maior desafio em distância nos meus treinos”, destaca Jaime.