Ícone do site Tribuna de Minas

Nada no balaio: Luiz Inácio, o corintiano

PUBLICIDADE

Como todo corintiano, o ex-presidente Lula acompanhou a vitória do seu time sobre o Santos, na última quarta-feira, e comemorou, no mesmo dia, a eliminação do São Paulo da Copa do Brasil pelo Coritiba. Um dia depois, também como fizeram todos os alvinegros paulistanos, ele torceu por um tropeço do Palmeiras contra o Grêmio, mesmo sem ter obtido êxito. Caso não se comportasse assim, seria punido pelo código de honra do Corinthians. Poderia perder o tratamento de mano nas conversas com outros torcedores e até mesmo ser impedido de usar a expressão é nóis.

Tivesse mantido o mesmo receio no início da semana, Lula não teria posado para uma foto ao lado do deputado Paulo Maluf. Afinal, em outras esferas, já não é mais possível esperar muita coerência do maior de todos os companheiros. Como exímio habitué dos piores círculos políticos do país há alguns anos, figurar ao lado de um dos quatros brasileiros presentes na lista dos maiores corruptos do mundo é mais do mesmo. Mas, tivesse se lembrado da natureza tricolor de Maluf, Lula declinaria da foto. A foto, que fique registrado, foi ao lado de Maluf e não de um torcedor do São Paulo.

PUBLICIDADE

O professor Werneck Vianna vai além. Para ele, as diferenças entre Lula e José Serra passam mais pelo eterno confronto entre corintianos e palmeirenses do que pelo atual estágio ideológico de PT e PSDB. Os dois partidos, segundo o professor, são como as Torres Gêmeas. Por isso, uma aproximação entre Lula e Serra é impensável menos pela cores petistas de um e tucanas do outro. O que os afasta, na verdade, é a coloração sanguínea alvinegra do primeiro e alviverde do segundo. Isso, claro, considerando a cidade de São Paulo como berço político de ambos.

Em Juiz de Fora, até pela influência do vizinho Rio de Janeiro, temos outras colorações. Por aqui, vão se enfrentar o flamenguista Custódio Mattos, a botafoguense Margarida Salomão e o vascaíno Bruno Siqueira. Os três estão em busca de aliados para fazerem alianças. Estão conversando com torcedores de vários times. Mas é preciso ter cuidado antes da foto, afinal, das poucas coisas relevantes para o descrente eleitor, o futebol é a principal delas.

Sair da versão mobile