A equipe sub-11 da ASF/Flamengo Juiz de Fora entra em quadra neste final de semana para disputar o Campeonato Mineiro da categoria. Os jogos acontecem no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, com entrada gratuita. O time, comandado pelo treinador Augusto Araújo, enfrenta três adversários na fase classificatória.
A estreia é na sexta-feira (23), às 20h45, contra o SESC Montes Claros. No sábado (24), às 17h, joga contra a Prefeitura de Pirapora. No domingo (25), às 10h15, o confronto é com as Obras Sociais Santo Antônio (OSSA).
“Normalmente, são duas sessões de treino por semana. Contudo, no último mês, acrescentamos mais uma, justamente para chegarmos mais preparados para o Mineiro”, diz o treinador. Para Augusto, jogar em casa representa um fator positivo. “Sem dúvidas há uma vantagem, pois proporciona um menor desgaste físico e emocional. Os atletas dormem em suas casas e têm o apoio da torcida mais perto. Ver os familiares e amigos nas arquibancadas é um combustível a mais.”
A competição reúne equipes de cidades com tradição no futsal de base. “São times organizados e muito bem treinados, vindos de cidades como Barbacena, Montes Claros e Pirapora. Provavelmente, as análises durante a competição se tornam fundamentais para termos êxito”, afirma.
O comandante também destaca a importância da competição para os atletas. “Participar de um campeonato estadual permite às crianças vivenciar o futsal real, com regras, arbitragem, adversários diferentes e ritmo de jogo mais intenso. Isso favorece a construção da autoconfiança e estimula a continuidade no esporte.” Nos treinos, a equipe trabalha com jogos modificados como metodologia. “Além de serem mais motivantes, eles proporcionam um melhor entendimento dos aspectos básicos do jogo oficial”, explica.
Sobre o comportamento esperado da equipe em quadra, Augusto diz que os meninos, em primeiro lugar, devem desfrutar da competição. “Depois, buscamos equilíbrio estratégico nas fases do jogo, atenção na defesa e coragem para atacar.” Por fim, o treinador reforça a importância da formação dos atletas também fora das quadras. “Queremos passar pra eles o amor pelo futsal. Acreditamos que essa modalidade fortalece laços entre as pessoas e funciona como ferramenta para desenvolver o caráter. E o principal, que sejam bons seres humanos, além de bons jogadores”.
Agenda
Também no sábado, a equipe masculina da categoria sub-9 da ASF/Flamengo Juiz de Fora entra em quadra, às 14h30, no Ginásio Municipal, contra o time Obras Sociais Santo Antônio (OSSA) de Barbacena.