Apesar da volta do sol ao Salles Oliveira, em Santa Terezinha, o clima do elenco carijó em treino da manhã desta terça-feira (23) parecia de tempo fechado. As brincadeiras cessaram e os sorrisos diminuíram de forma significativa em virtude da derrota para o Ypiranga por 2 a 0 em má atuação diante do torcedor alvinegro no último sábado (20). De boas notícias, apenas os retornos do zagueiro Edmário e do volante Leandro Ferreira ao time titular após problemas físicos. A dupla deve encarar o Joinville às 19h desta sexta-feira (26), fora de casa.
Ferreira, aliás, pediu aos companheiros a rápida digestão do resultado para uma resposta coletiva, caminho do elenco para a reação. “Para muitos a Série C é uma novidade, então às vezes abaixam a cabeça, diminuem as piadas. Mas entrou aqui agora, a história é outra. Não é o menos ou mais experiente que vai resolver a situação, e sim o grupo todo. É hora de trabalhar muito forte e com responsabilidade, porque todos temos objetivos não só no Tupi, mas na carreira. Só assim vamos conseguir os resultados.”
O volante de 36 anos expôs seu pensamento inclusive durante os treinos, após princípios de discussões em lances como divididas. “É com trabalho que vem resultado. Se às vezes a gente ficar até de frescura, reclamando de bobeirinhas, não vamos chegar a lugar nenhum. Já está na hora da gente realmente fazer um time de guerreiros, de lutar. Tem uma coisa que o Aílton fala que é verdade: treino é jogo e jogo é guerra. Temos que abraçar isso, agora mais do que nunca, e buscar um resultado positivo contra o Joinville ou as coisas podem complicar já desde o início.”
Testes
Aílton Ferraz aproveitou a atividade para avaliar diferentes formações da equipe. O técnico iniciou exercício tático com três zagueiros no time titular. A equipe teve Paulo Henrique; Patrick, Edmário e Fernando; Lucas, Leandro Ferreira, Marcel, Andrey e Bruno Santos; Marcinho e Rafael Teixeira. Na segunda parte, Patrick deu lugar ao volante Kalu, fortalecendo o meio de campo. Questionado sobre as mudanças no seu setor, Edmário relatou que Aílton “está fazendo testes até porque é uma partida fora e casa e contra uma equipe qualificada. Não podemos ir com o time aberto. Mas creio que ele vai achar uma tática boa para a gente sair com um bom resultado.”