
O JF Imperadores enfrenta, no domingo (27), às 14h, no Esporte Clube Benfica, o Flamengo Imperadores, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos do Gerais Bowl, etapa inicial do Campeonato Mineiro de Futebol Americano. Em caso de vitória, a equipe juiz-forana poderá terminar na liderança da chave. Na primeira rodada, o time local foi derrotado pelo Forgeds Tigres por 7 a 0 e ocupa a terceira e última posição do grupo Milton Nascimento. A outra chave, nomeada de Edson Arantes, é composta por Cruzeiro FA, Tritões FA e Uberlândia Lobos.
Neste ano, a competição possui dois convidados de outros estados: Flamengo Imperadores, do Rio de Janeiro, e Tritões FA, do Espírito Santo. As duas equipes não podem avançar às fases finais, portanto, as quatro equipes mineiras que compõem a primeira fase já estão classificadas às semifinais do Gerais Bowl e, consequentemente, à etapa final do Campeonato Mineiro: o Minas Bowl.
O Galo FA e Locomotiva FA, finalistas da última edição, já estão garantidos no Wild Card da Minas Bowl. Os dois melhores do Gerais Bowl avançam às semifinais do Minas Bowl, enquanto que os outros dois classificados oriundos da fase inicial do torneio disputam a repescagem.
O JF Imperadores é o atual campeão do Gerais Bowl e busca defender o título nesta temporada. Porém, o presidente e quarterback da equipe, Marcos Nogueira, o “Markin”, afirma que o foco do time está no segundo semestre, quando se inicia a disputa do Campeonato Brasileiro.
“Neste ano precisamos renovar o elenco. Tivemos muitos atletas antigos que pararam de jogar, então estamos fazendo uma renovação grande de jogadores novos e estamos tentando fazer com que esses atletas comprem a ideia (…). Sabemos que o Mineiro é um campeonato muito duro, de um nível muito elevado e as equipes deste ano estão extremamente fortes. A gente não teria muitas condições de brigar no topo da tabela, então a gente está tentando usar a competição justamente para dar rodagem aos novos atletas”, conta o quarterback.
O Campeonato Brasileiro
Em fevereiro de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) anunciaram a unificação de seus torneios. Com isso, o Campeonato Brasileiro, com previsão de início em julho, terá três divisões. O JF Imperadores participará da última. Segundo Markin, a escolha se deu pela logística. “As equipes que a gente teria que enfrentar na Segunda Divisão estão distantes. A viagem mais próxima seria em Uberlândia, e as outras são para São Paulo, Paraná, no Centro-Oeste, bem longe de nós. Na Terceira Divisão tem equipes do Rio de Janeiro, Macaé, e Belo Horizonte”, afirma.
Conforme o quarterback, pelo fato de o JF Imperadores estar passando por um processo de renovação de jogadores, o nível da Terceira Divisão pesou na escolha, uma vez que o elenco não estaria pronto para divisões acima.
Apoio de emendas parlamentares
Para tornar possível a sobrevivência do JF Imperadores, a equipe vem recebendo recursos, ao longo dos anos, de emendas parlamentares. Em 2024, através de emenda junto à vereadora Laiz Perrut (PT), o time recebeu R$ 65 mil. Neste ano, a agremiação será novamente beneficiada com montantes originados de emendas. Segundo Markin, essa verba é fundamental para o andamento do time na temporada. “Só vai ser possível jogar graças a essas emendas que nos ajudam muito, porque a gente tem um custo bem alto. Se as nossas despesas fossem custeadas pelos nossos atletas, provavelmente a equipe não teria condições de estar ativa atualmente. Essa ajuda é fundamental, porque não temos auxílio do poder privado”, revela.