As obras do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos foram retomadas no início dessa semana e devem ser finalizadas até abril de 2018. O prazo de conclusão foi mantido pela Metalúrgica Valença, empresa vencedora da licitação. De acordo com o secretário de Obras de Juiz de Fora, Amaury Couri, como a ordem de início foi dada em outubro de 2016, a empresa se empenhará para cumprir o prazo de 18 meses. Anda segundo Amauri, até outubro desse ano a estrutura de cobertura do ginásio deve ser concluída, pois os recursos em caixa são suficientes para essa primeira etapa.
“Já tem R$ 5 milhões em caixa que seriam utilizados nos 6 meses anteriores, e isso garante o início da obra, sem problema. O restante dos cerca de R$ 17 milhões, está no orçamento do Governo federal e deve chegar no final desse ano ou até o inicio do ano que vem, dentro do cronograma da obra. Além disso, a estrutura da cobertura do ginásio deve ficar pronta até em outubro, evitando assim que o período de chuva atrapalhe o andamento”, explica o secretário.
Apesar de o equipamento esportivo estar em construção desde 2005, o Secretário de Obras garante que a estrutura não está comprometida, e apenas algumas adequações serão feitas para que nada seja perdido. “O calculista já deu o laudo, e não tem nada comprometendo a estrutura. Mas, por precaução, as ferragens, que ficaram muito tempo expostas, passarão por um tratamento por uma empresa especializada. Algumas mudanças exigidas pelos Bombeiros serão feitas, mas não tem nada perdido”, garante.
O secretário salienta que, por enquanto, o ritmo das obras ainda é lento, pois a empresa está se estabelecendo no local, com maquinário e a chegada dos trabalhadores. O engenheiro da Metalúrgica Valença, responsável pela obra, Ricardo Luiz Dantas, afirma que a estrutura da obra está dentro do esperado pela empresa e que, por enquanto, conta com poucos trabalhadores. “Trouxemos 20 funcionários para este primeiro momento, e não encontramos nada que pudesse comprometer a obra. Agora é dar andamento aos trabalhos para concluir no prazo”.
O equipamento integrará complexo esportivo juntamente com o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e foi projetado para atender padrões definidos por órgãos internacionais, permitindo a realização de jogos oficiais de futsal, vôlei, basquete e handebol. A área construída tem 6.920 metros quadrados e capacidade para receber 5.500 espectadores. Além da quadra poliesportiva, a previsão é de destinação de espaços multiuso para cursos de formação e aperfeiçoamento, vestiários com acessibilidade, sala de musculação e de descanso para os atletas, e praça de alimentação.