Nada está ganho, mas o início da caminhada do Villa Real no futebol profissional, na participação na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, é cercado por otimismo pelos resultados. No domingo (21), a equipe treinada pelo juiz-forano Rafael Novaes venceu o Betis por 2 a 0 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em duelo válido pela terceira rodada. Os gols de Eldinho e Wellitin, aos 16 e 27 minutos da etapa final, consolidaram o primeiro triunfo da Águia de JF em casa por uma competição oficial e levaram o “Time do Povo” à vice-liderança do grupo B com 7 pontos (dois a menos que Itabirito), em campanha de duas vitórias e um empate. Mais que isso, a atuação tem convencido o comandante pensando na sequência da temporada.
“Feliz pela entrega da galera desde o começo, a consciência no plano tático. Estamos criando uma casca e vi uma equipe mais equilibrada. Com as alterações, o nível não caiu, pelo contrário, mantiveram o time quente e ligado. É isso que buscamos. Em um campeonato tão justo, uma vitória de 2 a 0 é goleada”, afirmou Novaes após o jogo. Ele reiterou, ainda, a evolução da equipe como um todo, ao orquestrar as ações de ataque e defesa. “Fiquei muito satisfeito pelo equilíbrio da equipe, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Começamos errando coisas banais nos 15 primeiros minutos, mais uma vez errando com a bola e dando oportunidades de o adversário chegar, mas na segunda etapa, com as alterações e o time fisicamente inteiro. Por isso é importante uma semana de trabalho. Conseguimos superar todas as adversidades, e no segundo tempo buscamos a vitória o tempo todo e fomos premiados”, complementa.
Em três jogos, o Villa Real sofreu apenas um gol, ainda na estreia, em falha na saída de bola pela esquerda. O desempenho defensivo, com a zaga na mescla de Emerson, um dos mais experientes do time, e o jovem Nogueira, recém-profissionalizado, sobretudo pelo fato de o time possuir dois alas pelo DNA ofensivo de Adson e Eldinho, foi outro ponto evidenciado pelo técnico de JF.
“Trabalhamos muito. A experiência do Emerson, e o Nogueira fazendo sua segunda partida como profissional na vida, e que partida. Não errou nenhuma, e quando você tem um cara mais experiente que dá os caminhos, fica bem mais fácil da dupla crescer. O Emerson não é velho, mas rodado, e temos dois alas que participam do jogo o tempo todo. Mesmo assim, temos uma proposta defensiva bacana, estamos recompondo bem”, analisa Rafael Novaes.
Próxima parada: Três Corações
O Villa Real terá uma semana livre de treinamentos até o compromisso subsequente – o jogo contra o Atlético Clube Três Corações, quarto colocado com 4 pontos. A partida ocorre no domingo (28), às 10h, no Estádio Elias Arbex, casa do adversário. “Esse time de Três Corações tem atletas experientes. Vamos ver como todos estão fisicamente, graças a Deus não perdemos nenhum atleta para o jogo de domingo, então é trabalhar pensando no nível de cima que falo, porque com uma vitória você dá uma descolada em um grupo tão justo. Isso foi bacana, mas não podemos deixar cair o ritmo porque vamos enfrentar um time que tá brigando diretamente com a gente pela vaga”, projeta Rafael.
Na Segunda Divisão do Mineiro, os quatro primeiros colocados de cada chave avançam ao mata-mata, sendo que as quatro melhores campanhas no geral já garantem classificação direta nas quartas de final.